Produção industrial em 2014 tem a maior queda em cinco anos

A produção industrial brasileira recuou 2,8% em dezembro, em relação ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais. O resultado, segundo informou o IBGE, acentuou o ritmo de perda registrado em novembro último (-1,1%). Em todo o ano de 2014, a produção registrou perda de 3,2%, em comparação a 2013. Foi pior resultado em cinco anos.

Na série sem ajuste sazonal, janeiro no confronto com dezembro de 2014, o total da indústria apontou redução (-2,7%). Foi a décima taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação Os índices do setor industrial foram negativos para o fechamento do quarto trimestre de 2014 (-4,1%) e o acumulado no segundo semestre do ano (-3,9%), nas comparações com iguais períodos do ano anterior.

Em 2014, o principal impacto negativo foi observado em veículos automotores, reboques e carrocerias (-16,8%). Outras contribuições negativas relevantes sobre o total nacional vieram dos setores de metalurgia (-7,4%), de produtos de metal (-9,8%), de máquinas e equipamentos (-5,9%), de outros produtos químicos (-3,6%), de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-7,2%), de produtos alimentícios (-1,4%) e de produtos de borracha e de material plástico (-4,0%).

Por outro lado, entre as seis atividades que ampliaram a produção, as principais influências foram observadas em indústrias extrativas (5,7%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (2,4%).


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.