A recessão da economia brasileira continua intensa. O resultado do trimestre passado, divulgado nesta terça-feira (1º), mostra que o PIB (Produto Interno Bruto) já acumula queda de 5,8% ao longo de um ano e meio.
Já é a retração mais longa desde o lançamento do Plano Real, em 1994. Também deve ser a mais intensa em breve, quando deve ultrapassar a recessão de 6% na virada de 2008 para 2009.
O Brasil viu números piores na virada dos anos 1980 para os 1990, (-7,7% em 11 trimestres) e durante o confisco da poupança no Plano Collor.
O PIB fechou o terceiro trimestre do ano com queda de 1,7% em relação ao trimestre imediatamente anterior, informa o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a maior retração em terceiros trimestres desde o início da série histórica, em 1996.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, a queda chega a 4,5%, enquanto no acumulado dos últimos quatro trimestres o recuo é de 2,5%. No ano, o PIB acumula retração de 3,2%.
Na análise dos subsetores da economia, a agricultura teve retração de 2,4% no período, a indústria caiu 1,3% e o setor de serviços registrou -1%. Os dados do IBGE mostram ainda que o consumo das famílias foi 1,5% menor e o do governo, 0,3%.
Deixe um comentário