São Paulo acelera no Salão do Automóvel

Nessa quarta-feira, 24 de outubro, o Anhembi abriu suas portas para a 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Com o mercado aquecido após a redução do IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados, a presidenta Dilma Rousseff resolveu fazer uma visita ao espaço e, antes da abertura oficial do evento ao público, anunciou, para a alegria do mercado, que a redução do IPI será mantida até o último dia de 2012.

Diversas autoridades falaram na cerimônia de abertura do salão, Juan Pablo de Vera, CEO da Reed Exhibitions Alcantara Machado, abriu as honrarias. “Já somos um dos principais salões do automóvel do planeta, juntamente com o de Frankfurt, o de Detroit e o de Paris”, revelou. Sobre a expectativa para o evento, Vera acredita que o Anhembi receberá mais de 700 mil visitantes até 4 de novembro, último dia do salão.

[nggallery id=16034]

Sergio Nobre, presidente do sindicato dos metalúrgicos, exaltou as recentes manobras de Dilma em favorecimento do mercado automotivo brasileiro. Ele disse que a indústria agora vive momento decisivo e que não pode passar de produtora a simples importadora. “É lógico que a importação existe, isso sempre fez parte de nossa realidade, mas temos que fortalecer o nosso mercado interno também, nossos produtores”, ressaltou.

Entre outras autoridades como Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e das Cidades, e de Aguinaldo Ribeiro, Ministro das Cidades, estavam presente na solenidade Gilberto Kassab e Geraldo Alckminn, prefeito e governador de São Paulo respectivamente. Os dois comemoraram a prosperidade da indústria automotiva brasileira.

Após algum tempo, Dilma Rousseff foi quem teve voz e em tom de comemoração, exaltou o fato do aquecimento do mercado automotivo. “Não é a toa. Nos últimos anos, milhões de brasileiros ascenderam a classe do consumo, com possibilidade de trabalho e de crédito. Esse aquecimento é fruto disso, hoje somos o 4º mercado mundial nesse tipo de segmento”. Para a presidenta, nosso mercado potencial sempre foi nosso diferencial, porém, sem condições financeiras, grande parte desse mercado acabava por não ser explorado. Ainda comemorando, Dilma revelou que a transformação socieconômica do Brasil só foi possível através de ação conjunta entre sociedade, governo e iniciativa privada.

Após a saída das autoridades, hora da entrada dos populares. Com abertura programada para às 14h, muito antes disso as filas de ingresso para entrar no galpão do Anhembi já estavam lotadas. Nas longas linhas, muito mais homens do que mulheres, afinal, além das maquinas poderosas e caras, o salão do automóvel já se consagrou também pelas belas mulheres que apresentam as novidades.

Lá dentro, muita apreensão e corre-corre, todos querendo sentar em um modelo que pode chegar a mais de R$ 1 milhão. “Da uma sensação gostosa né, você vira o tal. Depois vou para a casa e pego meu Corsinha”, brincou Gregório Sampaio, que babava entre os carrões da alemã BMW.

Entre as curiosidade, uma réplica do primeiro Batmóvel, o das séries de televisão, e o Delorian que levava Marty McFly para o futuro e para o passado na consagrada série “De volta para o Futuro”. Bruno Yago, que foi ao salão acompanhado de seu filho, não queria saber de carro lento. “Vim ver os carros de Fórmula 1, acho que tem um da Ferrari”. Carlos Tebet, apaixonado por carros, revelou que veio na estreia e virá em muitos outros dias. “Eu amo mesmo, quero ver tudo com calma, precisa de vários dias para isso”.

Caso queira conferir de perto as máquinas do 27º Salão do Automóvel, o pavilhão de exposição do Anhembi irá abrir para visitação às 13h e fechará só às 22h entre o dia 25 de outubro e 3 de novembro. No último dia de evento, 4 de novembro, o salão abre antes e fecha antes também, das 11h às 19h.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.