Crise econômica, ajuste fiscal… A queda nas vendas não perdoa nem as datas campeãs de venda, como o Dia das Crianças. Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) prevê queda de aproximadamente 5% nas vendas do comércio paulistano, o maior do Brasil, para este feriado.
Os fatores são bem conhecidos, praticamente todos os efeitos colaterais do ajuste fiscal, responsável por dobrar o desemprego no País desde o começo do ano: de 4,58% em dezembro do ano passado para 8,6% em julho, segundo o IBGE. A consequência é a redução da renda e o consequente freio na concessão de crédito por parte dos bancos.
Presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Alencar Burti sugere a saída:”Focar bastante em promoções e publicidade, esforçando-se para tentar driblar as restrições orçamentárias das famílias”.
Ainda segundo a associação, o dólar alto em relação ao real – em torno de 60% acima do que em outubro de 2014 – afetará a diversidade de produtos disponíveis nas lojas. É que o dólar nas alturas desestimula a importação em favor dos itens nacionais, principalmente roupas e brinquedos.
Como o Dia das Crianças é a última data comercial antes do Natal, muitos comerciantes estão pessimistas para as festas de fim de ano. O conselho da associação devem aguardar os resultados da primeira quinzena de outubro para só então definir encomendas e projetar as vendas para o Natal.
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