O uso do WhatsApp, que acaba de atingir a marca de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, é também o principal responsável pela perda de 8% das linhas de celular no Brasil só em 2015. Ao todo, 22,09 milhões de linhas móveis acabaram abandonadas no ano passado. Só em dezembro, 12 milhões de linhas pré-pagas foram canceladas, e agora o total em operação está em 184,5 milhões, contra 212,9 em 2014.
Presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), Eduardo Levy fala em “mudança no comportamento das pessoas, que têm preferido se comunicar via texto através de rede de dados, utilizando aplicativos como WhatsApp e Facebook”. O executivo afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que a migração do uso de voz para dados respondem pelo recuo.
Presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude concorda: “Com o uso mais intenso de aplicativos de mensagem, muitos brasileiros têm abandonado o segundo ou terceiro chip”, explica ele.
Bilhão
Na segunda-feira (1º), o WhatsApp anunciou a marca de 1 bilhão de usuários, 11% acima dos 900 milhões anunciados em setembro de 2015. Ao todo, 42 bilhões de mensagens são trocadas por dia, 1,6 bilhão de fotos compartilhadas e 250 milhões de vídeos.
Deixe um comentário