Tropa de choque da PM retira estudantes de escola no centro de SP

Uma operação de 30 soldados da tropa de choque da PM entrou na escola Caetano de Campos, no centro de SP, na madrugada de domingo (9). A escola havia sido ocupada no sábado (8) por cerca de 10 estudantes, que protestavam contra a reforma do ensino de Temer e a PEC 241. 

O vídeo de Daniel Cruz, da União dos Estudantes Paulistas mostra ação da tropa de choque. Número de policiais foi considerado desproporcional. O material foi divulgado primeiramente pela Mídia Ninja

Ação da Tropa de Choque da PM na Escola Caetano de Campos, no centro de SP. Foto: Reprodução vídeo Daniel Cruz
Ação da Tropa de Choque da PM na Escola Caetano de Campos, no centro de SP. Foto: Reprodução vídeo Daniel Cruz

Estratégia para reocupação

Estudantes ouvidos pela Brasileiros relatam que uma assembleia está sendo feita na manhã desta segunda-feira (10). Eles planejam estratégia para reocupar o prédio da escola. 

No sábado, a reportagem da revista esteve no local. Estudantes tentavam organizar a escola, limparam o pátio e confeccionaram cartazes.

Luta pela melhoria do ensino 

Jovens têm como bandeiras a melhoria da educação, o fim da reforma do ensino médio e o avanço da PEC 241. 

A medida provisória para a reforma do ensino médio determinou que as disciplinas de filosofia, sociologia, artes e educação física deixem de ser obrigatórias.

Ela foi assinada por Michel Temer no final de setembro e é válida como lei imediatamente por até 120 dias – depois, é votada no Congresso para ser transformada definitivamente em lei (ou não). 

Já o relatório da Proposta da Emenda Constitucional 241 foi apresentado essa semana e será votado na segunda-feira (10). A proposta congela os recursos de saúde e educação por 20 anos.

“A gente é contra a reforma e contra a PEC 241. Somos contra o desmonte e a precarização do ensino, também no ensino básico e superior. Somos a favor de uma educação pública de qualidade, com o povo no comando”, disse aluna do 2° ano do ensino médio à Brasileiros

Logo na entrada da escola, estudantes já marcaram presença. Foto: Monique Oliveira
Ocupação de alunos dentro da escola realizada no final de semana. Foto: Monique Oliveira


Comentários

Uma resposta para “Tropa de choque da PM retira estudantes de escola no centro de SP”

  1. Quando se tenta mudar o quadro da péssima educação brasileira, aqueles que se dizem progressistas são os primeiros a gritar e a se mobilizar para impedir. Foi assim quando Alckmin tentou mudar o ensino médio, parece que será assim com Temer. A Ubes, que é dirigida pelo PCdoB, declarou apoio às mudanças durante o governo Dilma. Agora, com Temer se diz contra. Aí pergunto: a quem interessa manter a educação como está? Quem é na verdade conservador e reacionário nessa história?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.