Uma operação de 30 soldados da tropa de choque da PM entrou na escola Caetano de Campos, no centro de SP, na madrugada de domingo (9). A escola havia sido ocupada no sábado (8) por cerca de 10 estudantes, que protestavam contra a reforma do ensino de Temer e a PEC 241.
O vídeo de Daniel Cruz, da União dos Estudantes Paulistas mostra ação da tropa de choque. Número de policiais foi considerado desproporcional. O material foi divulgado primeiramente pela Mídia Ninja.
Estratégia para reocupação
Estudantes ouvidos pela Brasileiros relatam que uma assembleia está sendo feita na manhã desta segunda-feira (10). Eles planejam estratégia para reocupar o prédio da escola.
No sábado, a reportagem da revista esteve no local. Estudantes tentavam organizar a escola, limparam o pátio e confeccionaram cartazes.
Luta pela melhoria do ensino
Jovens têm como bandeiras a melhoria da educação, o fim da reforma do ensino médio e o avanço da PEC 241.
A medida provisória para a reforma do ensino médio determinou que as disciplinas de filosofia, sociologia, artes e educação física deixem de ser obrigatórias.
Ela foi assinada por Michel Temer no final de setembro e é válida como lei imediatamente por até 120 dias – depois, é votada no Congresso para ser transformada definitivamente em lei (ou não).
Já o relatório da Proposta da Emenda Constitucional 241 foi apresentado essa semana e será votado na segunda-feira (10). A proposta congela os recursos de saúde e educação por 20 anos.
“A gente é contra a reforma e contra a PEC 241. Somos contra o desmonte e a precarização do ensino, também no ensino básico e superior. Somos a favor de uma educação pública de qualidade, com o povo no comando”, disse aluna do 2° ano do ensino médio à Brasileiros.
Deixe um comentário