A maioria dos leitores de Brasileiros acredita que a crise pela qual o Partido dos Trabalhadores está passando não vai acabar com sua história. Para 66% das pessoas que responderam nossa pesquisa da semana passada, a legenda já passou por outros momentos difíceis e soube superá-los. Outros 34%, porém, afirmam que não há chance de recuperação: o partido caiu em um buraco muito grande para sair.
A pergunta faz parte de uma das principais reportagens de Brasileiros de junho faz um questionamento importante para o momento do país: há futuro para o PT, o partido que está no governo desde 2002? Para tentar ajudar na resposta, ouvimos nomes importantes da sigla, como o ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e o assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, uma das pessoas mais próximas da presidenta Dilma Rousseff na legenda. Além disso, estivemos em um debate no Rio de Janeiro onde lideranças de esquerda de fora do PT analisam a situação atual, além de um artigo assinado pela socióloga e ex-professora da Universidade de São Paulo (USP), Amélia Cohn. O material pode ser acessado nos links abaixo:
– PT, há futuro?
– Casa Grande e PT
– “Da alegria à tristeza profunda”, artigo de Amélia Cohn
– “A direção do partido é um condomínio de boa vontade”, diz Tarso Genro
– “Este não é um governo de merda”, vocifera Marco Aurélio Garcia
Neste mês, Brasileiros te pergunta: Você se sente seguro para ir à Virada Cultural, no centro de São Paulo? Clique aqui e vote.
Deixe um comentário