Neste final de semana, a bola volta a rolar em 2014 com os Campeonatos Estaduais. A Copa do Nordeste começa nesta sexta-feira, contando com algumas novidades para esta segunda edição. As quatro sedes para Copa na região estarão a disposição dos jogos,o que deve provocar um aumento na média de público, assim como o prêmio para o campeão, uma vaga na Copa Sul-Americana.
Por conta da Copa do Mundo e sugestões do Bom Senso F.C., os campeonatos estaduais acabaram sendo encurtados nessa temporada. As finais acontecerão mais cedo e o número de jogos, na média, será menor. Todos os torneios realizarão sua partida final no mês de abril. No ano passado, os campeonatos terminaram em maio.
O Campeonato Paulista, por exemplo, terá 19 rodadas, contra 23 na sua edição passada. O Carioca terá também 19 rodadas, contra 21 em 2013. O Campeonato Baiano e o Mineiro não mexeram em suas datas, mantiveram o mesmo numero de rodadas. Já o Pernambucano foi o único que ampliou sua quantidade de rodadas: de de 24 para 32.
O Bom Senso F.C. ainda contesta as alterações no calendário, já que o número de partidas diminuiu muito pouco. Os integrantes do movimento defendem a preservação dos atletas durante o ano para evitar lesões e cansaço.
Outra alternativa é usar, durante o estadual, atletas das categorias de base, como fez o Atlético PR no ano passado, por exemplo, conseguindo fazer com que a equipe principal tivesse um desempenho menos consumidor no Campeonato Brasileiro.
Um levantamento feito pelo Bom Senso mostra que, em 2014, uma equipe que conseguir chegar às finais de todos os campeonatos que disputar, entrará em campo 83 vezes no ano. Na Alemanha, uma equipe atua no máximo 55 vezes por temporada.
A CBF e as federações de futebol já sinalizaram alterações no calendário para o ano que vem.
Deixe um comentário