O místico estádio La Bombonera, do Boca Juniors, em Buenos Aires, foi interditado na manhã desta sexta-feira (15) pela polícia promotoria-geral da cidade, por causa dos incidentes no jogo entre Boca e seu maior rival, o River Plate, pela oitavas de final da Copa Libertadores da América, nesta quinta (14) à noite. A partida estava no intervalo – empatada em 0 a 0 – quando um torcedor jogou gás de pimenta no túnel de acesso dos jogadores do River ao vestiário. No retorno ao gramado, quatro deles sofreram queimadura de primeiro grau. Cerca de uma hora após a confusão, o jogo foi suspenso pelo árbitro. A Conmebol, entidade que organiza o campeonato, ainda não informou a decisão que irá tomar.
Segundo Martín Ocampo, promotor-geral do Ministério Público de Buenos Aires, afirmou que ainda nesta sexta haverá uma inspeção no estádio, mas ainda não foi aberto um pedido formal de investigação. A entrada provisória do vestiário instalada para os jogadores do River será apreendida para análise. “Seguramente será utilizada como um elemento de provas”, disse ele à rádio c5N. “As camisetas dos jogadores também serão coletadas para verificarmos a existência do gás no tecido”, completou.
O secretário de segurança nacional da Argentina, Sergio Berni, foi mais incisivo, responsabilizando o Boca Juniors pela confusão. “Não tenho nenhuma dúvida de que a responsabilidade é do Boca”, afirmou. Quatro jogadores, Leonardo Ponzio, Ramiro Funes Mori, Leonel Vangioni e Matías Kranevitter, foram levados ao hospital após a partida. De acordo com o primeiro laudo, os atletas sofreram “queratitis química”, reação química ao produto jogado na pele.
O River venceu o time xeneize na primeira partida, em seu estádio, Monumental de Nuñez, por 1 a 0. O empate – resultado registrado até a interrupção da partida – favorecia a equipe. O vencedor do confronto pegará o Cruzeiro, que eliminou o também brasileiro São Paulo.
Regulamento
O diário argentino Olé publicou nesta sexta-feira (15) que o Boca Juniors pode ser desclassificado da Libertadores pela confusão. Segundo o artigo 23 do estatuto da Conmebol,”qualquer equipe por cuja responsabilidade se determine o resultado de um jogo, se considerará perdedor deste jogo por 3 a 0. Se o resultado real for menos favorável para o clube responsável, o resultado se manterá”.
A entidade deve anunciar hoje qual será a punição ao time argentino. Além da expulsão do campeonato, o Boca – no melhor do casos – terá que se reencontrar com o River Plate, em outro estádio e sem presença de torcida.
Deixe um comentário