Fim do braço de ferro. Após muitas ameaças por parte da Fifa por conta do atraso e da falta de garantia financeira para a conclusão das obras, a entidade acabou voltando atrás e confirmou a Arena da Baixada, em Curitiba, como uma das sedes da Copa do Mundo.
A confirmação veio no início da tarde dessa terça-feira, 18 de fevereiro, após telefonema do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, para o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. Pouco depois, o próprio Valcke soltou mensagem em seu perfil de twitter reafirmando rumor “Curitiba reconfirmada como sede da Copa, com base nas garantias financeiras, compromisso de todas as partes e progresso feito.”
No início do ano, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, criticou o Brasil afirmando que o país é o mais atrasado nas obras para uma Copa do Mundo desde que ele entrou na entidade, em 1975.
Na última Copa do Mundo, disputada na África do Sul em 2010, as reclamações em relação a atrasos também foram muitas. O Soccer City, estádio da abertura e da final da Copa, em Joanesburgo, só foi ter suas obras finalizadas em abril do ano do torneio, enquanto o Mbombela Stadium, em Nelspruit, foi testado apenas faltando um mês para a abertura.
Segundo os responsáveis pelas obras na Arena da Baixada, o estádio deverá estar pronto para ser usado até o final do próximo mês. Quatro partidas acontecerão no local, são elas: Irã x Nigéria (dia 16 de junho, grupo F); Equador x Honduras (dia 20, grupo E); Espanha x Austrália (dia 23, grupo B); e Argélia x Rússia (dia 26, grupo H).
Deixe um comentário