Bom Senso F. C. sugere um novo calendário para o futebol

mbibxmur7kxfjysj5h0p

O grupo Bom Senso FC se reuniu nesta segunda-feira (17) em São Paulo para debater as propostas de fair play financeiro e de novo calendário para o futebol brasileiro. Entre as sugestões, está a proposta de aumentar o número de equipes para disputar a Série D do Campeonato Brasileiro, a criação da Série E e a transformação dos estaduais em Copas.

Na criação de uma Série E, o campeonato contaria com 452 clubes divididos em 36 grupos, com 12 ou 13 times em cada. As equipes teriam um mínimo de 22 jogos e um máximo de 34, as 36 melhores equipes sobem para a série D. O torneio ocorreria regionalizado e seria disputado entre fevereiro a dezembro, assim como as outras divisões.

Ao aumentar o número de equipes na Série D, a divisão seria formada por 12 grupos de 12 clubes cada, um total de 144 times. Eles teriam um mínimo de 32 jogos e um máximo de 38, as 12 melhores equipes sobem para a Série C e as 36 piores caem.

Na proposta para a Série C, o torneio contaria com quatro grupos divididos em 12 equipes, cada uma faria um mínimo de 34 jogos e um máximo de 38. Os quatro melhores sobem para a Série B e as quatro últimas caem para a D, até estabilizar o número em 48, de acordo com a quarta divisão. A partir daí, serão 12 equipes rebaixadas.

As Séries A e B continuariam com os mesmos moldes atuais, a não ser o período que ocorreriam, entre fevereiro e início de dezembro. Nessas novas datas projetadas, as equipes contariam com um mínimo de 43 jogos e um máximo de 76. No calendário existente, organizado pela CBF, esse número varia entre um mínimo de 55 jogos e um máximo de 85.

O Bom Senso FC espera que com esse novo calendário, os clubes de menor expressão possam aumentar a possibilidade de contratos anuais com os jogadores.

Nos campeonatos estaduais, o projeto é transforma-los em Copas disputadas entre junho e julho, interrompendo as divisões do Brasileiro. Os torneios podem comportar de oito a 40 times. Em cada Estado, os times de Série A, B e C têm vaga garantida, enquanto as equipes das Séries D e E disputariam eliminatórias de setembro a dezembro. 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.