A Seleção Brasileira se manteve na sexta colocação do ranking da Fifa, divulgado mensalmente pela entidade máxima do futebol e que foi publicado em seu site nesta quinta-feira (12). A posição dos times não alterou de maneira significativa, já que não aconteceram muitos jogos entre países neste período: a Alemanha segue em primeiro, seguida pela Argentina, Colômbia e Bélgica. A principal mudança foi a entrada da Itália na décima colocação e a saída da Espanha do top 10.
O Brasil soma 1.348 pontos, 422 atrás da líder Alemanha. O cálculo de pontos é complexo, pois contabiliza diferentes bônus para cada tipo de jogo. A entidade utiliza a nota da ranking anterior e, a partir dela, faz diferentes contas para alterar o quadro: amistosos são multiplicados por 1; jogo da Copa das Confederações, de Eliminatória de Copa do Mundo ou de Eliminatória de campeonato continental (da Eurocopa, por exemplo) é multiplicado por 1,50; jogo de campeonato continental (como Copa América ou Eurocopa), por 1,75; e jogo de Copa do Mundo, por 2 pontos.
Sendo assim, é difícil que a Alemanha saia do topo da tabela nos próximos rankings. A diferença entre o primeiro colocado e o segundo, a Argentina, é de quase 200 pontos.
As seleções europeias dominam o quadro, com seis times: Alemanha (1°), Bélgica (4º), Holanda (5º), Portugal (7°), França (8°) e Itália (10°). As outras quatro seleções são sul-americanas: Argentina (2º), Colômbia (3°), Brasil (6º) e Uruguai (9°). A primeira seleção africana da lista é a Argélia, na 18ª colocação. Não há seleções africanas na lista dos 50 primeiros.
Deixe um comentário