Boa esperança para a Copa do Mundo

O Especial Copa do Mundo 2010 do site da Brasileiros começa a se dedicar às cidades sedes do mundial da África do Sul. Nos próximos dias, falaremos sobre as nove sedes. Para começar, a Cidade do Cabo, capital legislativa do país.
[nggallery id=14393]

A cidade fica situada no extremo sul do continente africano, estrategicamente na junção entre os Oceanos Atlântico e Índico. Por essa geografia privilegiada, a Cidade do Cabo era parada obrigatória dos navegantes europeus na Rota das Especiarias, antes mesmo de ser uma cidade. O Cabo das Tormentas foi atravessado pela primeira vez em 1488, pelo navegador português Bartolomeu Dias.

Com a desmitificação e o acesso livre para as Índias, o nome da região mudou para Cabo da Boa Esperança. Jan van Riebeeck, mercador holandês, viu nas constantes viagens pela Rota das Especiarias uma oportunidade de negócios e, em 1652, estabeleceu um posto de reabastecimento na região, que acabou se desenvolvendo e dando origem a Cidade do Cabo, por muito tempo o principal centro econômico da África do Sul.

Hoje em dia, vivem aproximadamente 3,5 milhões de habitantes na cidade, que em área é a maior do país (2.461 km²). Economicamente, a Cidade do Cabo é considerada a segunda potência da África do Sul, com um PIB de US$ 103 bilhões, atrás apenas de Joanesburgo, além de uma das grandes do continente. Hoje, o segundo maior porto e o segundo maior aeroporto do país estão na capital legislativa sul-africana.

Atualmente, grande parte da fonte de renda vem do turismo, que responde por quase 10% do PIB da cidade. Dados de 2007 indicam que quase dois bilhões de estrangeiros visitam a Cidade do Cabo por ano, além de mais de cinco milhões de turistas locais. O terreno irregular da costa africana provoca a formação de montanhas que proporcionam vistas panorâmicas magníficas da cidade e, principalmente, de sua bela costa, com 294 km de extensão. Há três regiões de praias na Cidade do Cabo: False Bay, Atlantic Seaboard e West Coast, com mais de 20 opções.

Um dos lugares onde se tem essa noção do tamanho e da beleza da região é no topo da Table Mountain, o símbolo da cidade, que inclusive é o desenho estampado na bandeira da Cidade do Cabo. É possível chegar ao topo caminhando, mas a melhor pedida é pegar o bondinho e ir apreciando a cidade, que diminui à medida que o bonde sobe. Chegando ao ponto mais alto dos 1.086 m da montanha, o visitante tem a oportunidade de fazer diversas caminhadas que o Parque Nacional Table Mountain oferece, ou simplesmente desfrutar a maravilhosa vista. O Parque Nacional é uma das atrações mais visitadas pelos turistas.

Indispensável também na Cidade do Cabo é a visitação às vinícolas da região e, claro, fazer uma deliciosa degustação. A África do Sul é famosa pela qualidade de seus vinhos produzidos há mais de 400 anos e a região da capital concentra as mais ricas e saborosas vinícolas, contabilizando ao todo mais de 100 mil hectares plantados. O clima e o solo da região contribuem para que de lá saiam os mais variados tipos de vinho, todos de alta qualidade. Os mais conceituados produzidos são: Terroir, Vinhos Brancos, Pinotage, Cabernet Sauvignon e Merlot.

Mas, o ponto turístico indispensável da cidade é a Ilha Robben. Antes um marco do regime segregado do apartheid, a ilha se transformou em símbolo de esperança e liberdade e hoje é atração disputadíssima entre os principais roteiros políticos. Foi em Robben que Nelson Mandela ficou preso por 28 anos. Hoje em dia, o presídio está aberto à visitação e os turistas podem, inclusive, conhecer a cela onde Mandela ficou de 1962 até 1990. Imperdível.

Para quem está interessado em compras, a dica é o Victoria & Alfred Waterfront, antigo porto da cidade e atual ponto turístico e comercial. Localizado a poucos quilômetros do estádio Green Point, palco dos jogos na cidade, a região impressiona pela quantidade de restaurantes, lojas e vida noturna agitada.

Ironicamente, a primeira Copa do Mundo na África será uma das mais frias da história, já que será disputada apenas pela 5ª vez no hemisfério sul, entre os meses de junho e julho, na mudança do outono para o inverno. Na Cidade do Cabo, por exemplo, as temperaturas variam, mas a média gira em torno dos 8 °C.

CIDADE DO CABO
Fundação: 1652
População: 3,5 milhões de habitantes
Área: 2.461 km²
PIB: US$ 103 bilhões
Site: www.capetown.gov.za

MAIS:
– Página especial da Copa do Mundo de 2010 no iG
Site oficial da Copa do Mundo de 2010


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.