Copa do Mundo selvagem

Para quem tem os jogos da Copa do Mundo como prioridade, e não o turismo, Nelspruit, a menor cidade do programa e palco de apenas quatro jogos da primeira fase, não é o destino recomendado. Agora, se a Copa for apenas uma boa desculpa para conhecer a África, a cidade é o lugar perfeito.
[nggallery id=14387]

Nelspruit foi fundada pelos três irmãos Nel, Gert, Louis e Andries que, em 1905, resolveram levar o gado para se estabeleceram às margens do Rio Crocodile, em terras que lhes pertenciam desde 1890. Conhecida como a “Capital Selvagem da África”, Nelspruit é berço do Parque Nacional Kruger, a maior reserva de caça da África do Sul.

A cidade faz parte do Município Local de Mbombela, que tem PIB de R$ 1,825 bilhão, área total de 3,451 km² e onde vivem pouco mais que 700 mil habitantes, dos quais 220 mil estão na cidade de Nelspruit. Grande parte da renda da cidade provém da agricultura, principalmente de frutas e legumes. Um terço das laranjas sul-africanas é originalmente da região.

Mas, a cidade é realmente famosa por conta de sua natureza selvagem. O grande motivo é, com certeza, o Parque Nacional Kruger, parada obrigatória para 10 entre 10 turistas que vão ao país. Com quase 20 mil km², o parque é o maior da África do Sul. É possível dar de cara com todos os animais do Big Five, grupo dos cinco mais poderosos e difíceis de serem caçados no continente africano: o leão, o rinoceronte, o leopardo, o búfalo e o elefante. Todos são vistos em seu habitat natural, por isso é muito importante a presença de especialistas do parque no acompanhamento dos visitantes.

A cidade tem uma história recente para ser esquecida. Durante o apartheid, os brancos ficaram em Nelspruit, enquanto o restante da população foi obrigado a viver em aldeias próximas à cidade. O regime segregado acabou, mas as raízes culturais permaneceram. Um exemplo é a Aldeia Shangana, formada naquele período e que agora fica aberta a visitação. O turista também pode comprar os diversos produtos feitos pelos artesãos, que ficam em um agitado mercado no centro da aldeia.

Para um contato ainda maior com a natureza, a dica é a cachoeira de Mac Mac, para muitos uma experiência quase espiritual. Símbolo da região, a catarata de mais de 65 metros de altura ainda não é dos pontos mais conhecidos. Porém, é uma outra cara da natureza selvagem da região, mais pacífica, bucólica e delicada.

A natureza mais sutil também pode ser degustada no jardim botânico nacional de Lowveld, a única das atrações que fica dentro da cidade de Nelspruit. Além das paisagens espetaculares e tranquilas que o lugar proporciona, o visitante ainda conta com um centro de boas-vindas onde há um restaurante e algumas lojas.

No grande intercâmbio cultural, étnico e social que será a Copa na África do Sul, o mundo apresenta o futebol a Nelspruit, enquanto a cidade devolve o favor com sua beleza tipicamente africana.

NELSPRUIT
Fundação: 1905
População:700 mil habitantes
Área: 3,451 km²
PIB: R$ 1,825 bilhão
Site: www.mbombela.gov.za

MAIS:
– Página especial da Copa do Mundo de 2010 no iG
Site oficial da Copa do Mundo de 2010


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.