África e Las Vegas em uma só cidade

Um lugar que alterna entre o luxo de cidade próspera e a simplicidade de cidade pequena. Assim é Rustenburgo, que se prepara para ser uma das nove sedes da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
[nggallery id=14385]

O nome da cidade significa “lugar de descanso”. Foi assim, de maneira pacífica, que se deu a fundação, no ano de 1851, nos arredores de uma fazenda. Porém, os anos seguintes não foram nada tranquilos, pois a cidade foi campo de batalha para a guerra entre os boers (colonos franceses e holandeses) e os britânicos.

Hoje, tudo ficou para trás. A antiga fazenda de 1851 evoluiu muito e conta com uma área de 104,5 km² e quase 400 mil habitantes. Rustenburgo é a cidade que mais cresce no país atualmente, alavancada pela mineração. Hoje, 70% de toda a platina extraída no mundo sai da região de Rustenburgo.

A riqueza pode ser vista nos arredores da região e nem é preciso ir muito longe. A apenas 30 km da cidade, dentro da savana bushveld, está a cinematográfica Sun City. No maior e mais luxuoso resort da África do Sul, os turistas podem se divertir com lojas, cassinos e com o Valley Of The Waves, o maior parque aquático do país, que conta com ondas artificiais de até 2 m de altura e toboáguas mais assustadores que os leões africanos. O complexo aquático foi, com certeza, um dos principais motivos para Rustenburgo ser sede do mundial. Infelizmente, a festa é para poucos, pois as diárias em Sun City giram em torno de R$ 7 mil.

Para quem gosta de uma “experiência mais africana”, Rustenburgo também é o lugar apropriado. Um exemplo são os 4.500 hectares da Reserva Natural de Rustenburgo, onde o visitante pode conhecer de perto as belas cadeias rochosas que fazem parte da geografia da região e ainda apreciar vistas magníficas nos topos dos diversos desfiladeiros. A curiosidade é que Paul Kruger, ex-presidente da República Sul-Africana, teve uma pequena propriedade onde hoje é o parque.

É impossível falar em parques sem citar o Parque Nacional de Pilanesburgo, o quarto maior da África Meridional, com cerca de 55 mil hectares. Estudos revelaram que a área do parque faz parte de uma antiga cadeia de vulcões, há mais de 1,2 milhão de anos. Por sua geologia privilegiada, a região foi vítima de muita exploração e destruição, antes de se tornar um parque. Atualmente, vivem mais de seis mil animais de praticamente todas as espécies mais comuns no país. Os animais que não eram originais daquela região foram introduzidos artificialmente e proliferaram. O parque é famoso também por suas quase 400 espécies diferentes de aves.

Para quem quiser um folga no futebol, por que não uma partidinha de golfe? O Gary Player Country Club é um clube feito em homenagem a um dos melhores jogadores da história do país, Gary Player, e conta com campos considerados dificílimos. No clube, é disputado todos os anos o Nedbank Million Dollar Golf Challenge, torneio internacionalmente prestigiado que, como diz o nome, premia o vencedor com 1 milhão de dólares. Nada mal!

Por todos os motivos, Rustenburgo segue ao pé da letra suas origens, ou seja, é um verdadeiro lugar de descanso para seus visitantes. Aproveite!

RUSTENBURGO
Fundação: 1851
População: 400 mil habitantes
Área: 104,5 km²
Site: www.rustenburg.co.za

MAIS:
– Página especial da Copa do Mundo de 2010 no iG
Site oficial da Copa do Mundo de 2010


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.