Prepare os ouvidos!

Caro torcedor, para você que vai acompanhar a Copa direto da África do Sul, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, acostume-se com esse barulho:
[nggallery id=14402]

Quem acompanhou a Copa das Confederações no ano passado, pôde ver que a animada torcida sul-africana não vai deixar ninguém em paz, no bom sentido, durante a Copa do Mundo. E para isso, eles terão a ajuda da fiel e, às vezes até irritante, companheira: as famosas vuvuzelas, que têm o peculiar som ouvido acima.

A vuvuzela é uma espécie de corneta já comum nos estádios sul-africanos. Há 20 anos, é objeto obrigatório no maior clássico do futebol local, entre Orlando Pirates e Kaiser Chiefs. Antes do ano 2000, ainda era feita artesanalmente pelos torcedores, nas cores dos times: amarela e vermelha para o Kaiser Chiefs, e preta e branca para os torcedores do Orlando Pirates.

A Fifa ameaçou proibir as vuvuzelas durante a Copa do Mundo, pois considerou que o instrumento poderia ser usado como eventual arma para hooligans e arruaceiros. Outro motivo que levou a entidade a cogitar o veto foram os anúncios que poderiam aparecer nas cornetas. No final, para alegria de todos, ou quase todos, as barulhentas e tradicionais vuvuzelas foram liberadas. A entidade máxima do futebol considerou que o instrumento era essencial para uma Copa do Mundo originalmente africana e o presidente Joseph Blatter disse que não iria, de maneira nenhuma, tentar “europeizar” uma Copa do Mundo no continente.

Os sul-africanos garantem que a vuvuzela faz parte da tradição do país e é responsável por criar a atmosfera típica do futebol local, além de ser uma maneira de mostrar lealdade e dedicação ao time, da mesma maneira que muitos torcedores fazem com cantos e tambores.

Para assegurar vida longa às vuvuzelas, Freddie Maake, que garante ser o criador das primeiras peculiares cornetas, há mais de 20 anos, já fez até um código de ética não oficial do instrumento, e prometeu distribuir durante a Copa do Mundo. O código é composto por três mandamentos:

1) Não soprarás as vuvuzelas na orelha de um torcedor que esteja ao seu lado.

2) Não usarás as cornetas durante a execução de hinos nacionais.

3) Não usarás as vuvuzelas durante o minuto de silêncio em menção a morte de alguém, antes das partidas.

Se todos seguirem os mandamentos para o bom uso da vuvuzela, a festa estará garantida. Portanto, torcedor, prepare seus ouvidos, porque serão 5670 minutos de muito barulho na África do Sul!

MAIS:
– Página especial da Copa do Mundo de 2010 no iG
Site oficial da Copa do Mundo de 2010


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.