Nossa viagem pelas sedes da Copa do Mundo de 2010 aterrissa hoje em Pretória. A cidade, capital administrativa da África do Sul, promete ser destino alternativo para muitos turistas durante o evento, que começa no dia 11 de junho e termina em 11 de julho.
[nggallery id=14388]
A cidade de Pretória foi fundada no ano de 1855 e o nome é uma homenagem de Marthinus Wessel Pretorius ao seu pai, Andries Pretorius. Marthinus Pretorius foi um líder Voortrekker, grupo de imigrantes que explorou o país em busca de novas terras, a partir do sul, na Cidade do Cabo.
Desde 2000, Pretória faz parte do Município Metropolitano Cidade de Tshwane, juntamente com mais doze cidades. Tshwane é também o nome pelo qual Pretória quer ser oficialmente conhecida. Em português, a palavra significa “Somos Todos Iguais”. A mudança já foi introduzida, mas ainda não é oficial. É possível que um plebiscito seja organizado para que o nome seja finalmente aprovado.
Pretória é a sede do governo sul-africano e um dos principais centros econômicos do país, atrás apenas de Joanesburgo e Cidade do Cabo. Tem aproximadamente 2,2 milhões de habitantes, em uma área total de 1.644 km². Além de capital administrativa, também é conhecida por ser a capital acadêmica da África do Sul, porque conta com as maiores universidades, como a Universidade de Pretória, a maior do país, a Universidade de Tecnologia de Tshwane, a mais importante no ensino a distância, além de um campus da UNISA (Universidade da África do Sul). O Conselho Sul Africano de Pesquisa Científica e Industrial (CSIR) também tem sua sede na cidade.
Por se situar a apenas 50 km de Joanesburgo, principal cidade do país e sede da final da Copa, Pretória deve ser totalmente dominada por turistas durante o mundial. Mas, para se fazer turismo de qualidade, não é preciso ir até a cidade vizinha. Pretória também oferece muita diversão para seus visitantes.
O imenso National Zoological Gardens, por exemplo, com uma área de 80 hectares, é o maior zoológico do país. Abriga mais de 2.500 espécies diferentes de animais, divididas em seção primata, carnívora, australiana, parque dos répteis e ainda conta com o maior aquário em terra firme do país, onde você pode ver o mais temido tubarão do mundo, o branco, algumas conhecidas de nossos rios brasileiros, as piranhas, além de outros estranhos animais não tão comuns para nós, como a salamandra. O zoológico também proporciona passeios noturnos, período em que é mais fácil observar animais exóticos, como o panda vermelho. Estima-se que mais de 600 mil pessoas passem pelo local a cada ano.
Outro passeio obrigatório na cidade é a visita ao Old Church Square, centro histórico de Pretória e antigo ponto de encontro entre comerciantes e cidadãos. O que antes era um grande mercado a céu aberto se transformou em uma verdadeira viagem no tempo. Em volta da praça, muitos prédios com arquitetura clássica e muito bem conservados dão o tom da importância da cidade na história do país.
Mas essa história é realmente consolidada pelo Union Buildings, onde se localiza a sede do governo nacional. Erguida no topo da colina Meintjieskop, a construção se destaca em meio ao cenário urbano. Curiosamente, a propriedade era originalmente de Marthinus Pretorius, o fundador da cidade. É no local que acontecem as cerimônias políticas mais importantes do país, como a posse de Nelson Mandela, em 1994.
Para se ter uma noção mais apurada da beleza da cidade, vale a pena uma visita ao Freedom Park, no topo da colina Salvokop. Com 52 hectares de área e uma visão panorâmica privilegiada, de lá é possível observar os principais pontos turísticos de Pretória. O espaço, como diz o nome, também é uma homenagem a todos os heróis sul-africanos que por muito tempo lutaram por igualdade e liberdade no país. Afinal, somos todos iguais.
|
MAIS:
– Página especial da Copa do Mundo de 2010 no iG
– Site oficial da Copa do Mundo de 2010
Deixe um comentário