O atacante português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, foi eleito, nesta segunda-feira (12), o melhor jogador do mundo pela Fifa pela terceira vez, sendo a segunda consecutiva, já que ele também foi escolhido pela entidade no ano passado. Cristiano Ronaldo recebeu 37,66% dos votos, contra 15,76% de Messi e 15,72% de Neuer.
Antes, o português havia levado o troféu em 2008, quando ainda era jogador do Manchester United, da Inglaterra. Agora, Cristiano Ronaldo se iguala ao francês Zinédine Zidane e ao atacante brasileiro Ronaldo, que também venceram três vezes. Lionel Messi, que concorria com Cristiano Ronaldo e com o goleiro alemão Manuel Neuer, ainda é o recordista, com quatro troféus.
Antes da premiação, Cristiano Ronaldo surpreendeu durante uma entrevista coletiva ao lado de Messi e Neuer. Questionado sobre um jogador com quem queria jogar ao lado, ele foi taxativo. “Vou ser direto, seria interessante ter nós três no mesmo time”, disse, se referindo aos dois rivais. “Seria bonito. Futebol é presente e isso que é importante. Existem jogadores que serão sempre lembrados no futebol, são lendas, e por isso que eu acredito que seria interessante tê-los na mesma equipe que eu”, completou. Depois, dando risada, perguntou a Messi. “Você quer responder também?”. Messi, sorrindo, continuou com os afagos. “Sempre gostei de jogar com os melhores e o Cristiano Ronaldo é um deles. Acredito que vai ser difícil eu e ele jogarmos no mesmo time um dia, mas eu também gostaria, claro”, afirmou.
Cristiano Ronaldo teve, talvez, o melhor ano dos três: foi campeão da Copa do Rei da Espanha, da SuperCopa da Europa, da Champions League, o principal torneio de futebol do mundo, e do Mundial de Clubes da Fifa, no Marrocos, no final do ano. Fez 61 gols no ano em 60 jogos e, na Liga Espanhola, tem média de 1,63 gol por jogo. Foi o artilheiro do campeonato, com 31 gols e é o líder da tabela da temporada 2014-2015 com 26 tentos, e também foi o maior marcador da Champions, com 17 gols marcados.
Seus rivais, ao contrário, colecionam vitórias menores: Manuel Neuer foi o goleiro campeão da Copa do Mundo, no Brasil, com a seleção alemã e é considerado o melhor arqueiro do planeta na atualidade. Já Lionel Messi, maior rival, teve um ano complicado, com três lesões e a derrota para a Alemanha na final do Mundial, em que, ainda assim, foi eleito o melhor jogador. Fez 50 gols em 52 jogos e, no começo de 2015, se desentendeu gravemente com o técnico do Barcelona, Luís Enrique, segundo a imprensa catalã.
Outros prêmios
O alemão Joachim Löw foi eleito o melhor técnico do ano entre equipes masculinas, com 36,23% dos votos, contra 22,06% de Ancelotti e 19,02% de Simeone.
James Rodriguez venceu o Prêmio Puskas, do gol mais bonito do ano, com o tento contra o Uruguai, nas oitavas de final da Copa do Mundo. O colombiano teve 42% dos votos, Stephanie Roche recebeu 33%, e Robin van Persie, 11%.
A alemã Nadine Kessler, atacante do Wolfsburg, bateu a Marta e venceu de melhor jogadora do ano.
A Fifa também anunciou a seleção de 2014:
Goleiro: Manuel Neuer (Bayern de Munique)
Defensores: Lahm (Bayern de Munique), David Luiz (PSG), Thiago Silva (PSG) e Sergio Ramos (Real Madrid)
Meias: Di María (Manchester United), Toni Kroos (Real Madrid) e Iniesta (Barcelona)
Atacantes: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Lionel Messi (Barcelona) e Arjen Robben (Holanda)
Deixe um comentário