Após passar por São Paulo, o acervo do Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça, chega ao Rio de Janeiro, Sede das Olimpíadas em 2016. Exposição que vai até o dia 1º de dezembro, o Museu Histórico Nacional receberá a exposição interativa Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Nela, o público poderá observar de perto cerca de 300 peças que marcaram e representam a trajetória dos Jogos da Era Moderna.
A mostra é dividida em nove módulos: Jogos da Antiguidade, O Sonho de Coubertin, Acendendo a Tocha, Cerimônias, Esportes e Medalhas, Mascotes, Rio 2016, Memorabília e Time Brasil.
Além de conhecer as tochas, medalhas e mascotes, os visitantes poderão apreciar objetos raros, como a cópia do discurso feito pelo Barão de Coubertin com a proposta da recriação da competição olímpica (datado de 1892), a réplica da primeira cesta de basquete (que não tinha buraco para a bola cair), o pôster de Jesse Owens (primeiro negro a conquistar uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos) e a tocha original de Helsinque, 1952.
Itens como a sapatilha e a medalha do brasileiro Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico nos jogos de Helsinque, em 1952, e Melbourne, em 1956 e o uniforme do tenista suíço Roger Federer, utilizado na conquista de Pequim, em 2008, também poderão ser visto na mostra.
Durante a visita, o público terá a experiência de empunhar a tocha dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 – com a Tower Bridge ao fundo -, tirar fotos ao lado da famosa mascote Mischa (de Moscou, em 1980), e participar de uma simulação de salto em distância. Interações educativas estarão disponíveis em uma sala de cinema, onde também serão exibidos vídeos do acervo do COI.
Serviço
Exposição Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte
Museu Histórico Nacional, Praça Marechal Âncora S/Nº, Rio de Janeiro
Entre 13 de setembro e 1º de dezembro de 2013
De 3ª a 6ª Feira – das 10h às 17:30h / Sábados, Domingos e Feriados – das 14h às 18h / 2ª Feira – Fechado
Entrada Gratuita
Deixe um comentário