Mais uma vez o Chile, mais uma vez nas oitavas

arq_69735A primeira vez que o encaramos o Chile em uma Copa do Mundo foi na casa deles, em 1962, na semifinal da competição. Na ocasião, Garrincha foi quem brilhou, fez dois e deixou vários chilenos no chão, alguns deles jogadores, entortados pelos dribles do jogador, outros tantos eram torcedores, decepcionados com a derrota.

Depois disso, o Chile passou pelo caminho do Brasil mais duas vezes em Copas do Mundo, curiosamente, as duas nas oitavas-de-final, em 1998 e em 2010. 

Na primeira delas, em 1998, o Chile vinha com o que era chamada na época de a “melhor geração de sua história”. Na primeira fase fez frente a Itália, com quem empatou por 2 a 2. O ataque daquela seleção era poderoso, Ivan Zamorano e Marcelo Salas, dois dos maiores jogadores que já apareceram no país.

Com a bola rolando, um massacre brasileiro, 4 a 1, dois de Cesar Sampaio e dois de Ronaldo Fenômeno, na época simplesmente Ronaldinho, que entrou voando em 1998 mas que, em episódio até hoje nebuloso, sofreu apagão inexplicável na final, contra a França, e deixou o Brasil órfão de seu craque.

Na última Copa, a da Alemanha, o Chile mais uma vez chegou bem. Nas eliminatórias terminou atrás apenas do Brasil e na primeira fase da Copa ficou muito perto de mandar a Espanha, que terminou com o título, pra casa mais cedo. O Brasil nã vinha bem, com Dunga no comando, porém, mais uma vez nosso futebol encaixou contra o deles e vencemos por 3 a 0 com atuação de gala de Robinho, no que foi, provavelmente, o melhor jogo do Brasil naquela edição.

Dessa vez o Chile chega forte, confiante. No elenco, jogadores de destaque nos principais times do planeta, casos do excelente Arturo Vidal, dono do meio de campo da Juventus, e do perigoso e incansável Alexis Sanchez, que fez Neymar ficar no banco de reservas do Barcelona por muitas vezes nessa temporada.

Nosso adversários já “estão na Copa”, na primeira fase derrotaram a Espanha, então campeã do mundo, e a Austrália, nas duas vezes apresentando um bom futebol, enquanto o Brasil não teve grandes testes nos três primeiros jogos.

As estatísticas jogam mais para a torcida do que para o time, porém, sempre é bom terminar com um dado curios, de preferência, positivo. Sabe quantas vezes Brasil e Chile já se enfrentaram em solo brasileiro? 24! E sabe quantas vezes os chilenos venceram? nunca! Que venha a 25ª!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.