O pleito para definir o novo presidente da Fifa, após a renúncia de Joseph Blatter, pode ocorrer no dia 16 de dezembro. De acordo com a BBC, essa é a data mais provável para que se defina a votação que atrairá o interesse de diversos candidatos em todo o mundo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Oficialmente, a Fifa não confirmou o dia da nova eleição. Contudo, fontes de dentro da entidade confirmaram ao jornal paulistano que essa seria uma ‘boa data’. Para que o dia seja determinado, Joseph Blatter ainda precisa convocar o Comitê Executivo que deve se reunir de forma emergencial em julho, na cidade de Zurique.
Joseph Blatter renunciou ao cargo quatro dias após ser eleito, com a entidade máxima do futebol submersa em seu maior escândalo de corrupção. Apesar dos apelos de dirigentes e entidades para deixar o cargo de forma imediata, Blatter resolveu adotar um período de ‘transição’, postergando seu poder.
Candidatos
Apesar da indefinição da data do pleito, uma grande lista de candidatos ao cargo começa a se formar. Os ex-jogadores Zico e Maradona, o príncipe da Jordânia Ali bin Hussein, o diplomata francês Jérôme Champagne, dirigentes asiáticos e antigos membros do Comitê Olímpico Internacional já indicaram que estão dispostos a concorrer.
Todavia, o nome mais especulado é o de Michel Platini, atual presidente da UEFA, que tem marcado diversas reuniões nos bastidores para construir alianças que possam derrubar qualquer tentativa de um sucessor apontado por Joseph Blatter.
Disputa para sede da Copa de 2026
O jornal Folha de S. Paulo divulgou nesta quarta-feira (10) que a Fifa adiará o início da disputa para ver que país sediará a Copa do Mundo de 2026. A informação foi revelada pelo secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke.
A escolha para decidir a sede estava marcada, primeiramente, para maio de 2017, em Kuala Lumpur, na Malásia. Estados Unidos, Canadá, México e Colômbia são alguns dos interessados em receber a maior competição do futebol.
No domingo (7), o presidente do comitê de auditoria da Fifa, Domenico Scala, disse que as copas a serem realizadas na Rússia e no Qatar, em 2018 e 2022 respectivamente, podem perder o direito de receber os mundiais, caso seja comprovada a evidência de propina nos processos de escolha.
Del Nero na Câmara dos Deputados
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Marco Polo Del Nero, compareceu nesta terça-feira (9) à Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos na Comissão de Esporte. Logo no começo de sua fala, Del Nero lamentou a prisão do ex-presidente José Maria Marin: “São fatos sumamente graves noticiados pela imprensa, mas infelizmente atingem um grande companheiro com quem tive convívio nos últimos anos. Isso machuca muito mais, eu participava de todos os momentos com ele.”
Com seu nome citado diariamente pela mídia esportiva em todo o mundo, Del Nero rechaçou qualquer possibilidade de renunciar ao cargo de mandatário da CBF. “Renuncia quem tem alguma coisa errada na vida. Eu vou até o fim, vou cumprir minha obrigação, fui eleito democraticamente com 45 dos 47 votos, tenho obrigação com meus eleitores.” explicou.
Deixe um comentário