O Brasil está escalado! Luis Felipe Scolari revelou o nome dos 23 que tentarão buscar o hexa. Nos próximos dias, nós da Brasileiros iremos apresentar cada um desses jogadores, além também do técnico Felipão. Um mergulho em suas carreiras, desde o início até o dia da convocação.

FernandinhoSB
Fernandinho é um filho bastardo da “Família Scolari”, só foi descoberto recentemente e foi um dos últimos a garantir sua vaga no grupo que vai disputa a Copa do Mundo.

Fernandinho nasceu em Londrina e virou profissional na capital, no Atlético Paranaense. Apesar de ter saído cedo do Brasil, diferente de outros jogadores da seleção, o atleta já era relativamente conhecido por aqui quando se mudou, integrava a equipe que chegou a final da Libertadores em 2005, quando perdeu para o São Paulo, apesar de não ser titular absoluto. Na época exercia função um pouco mais ofensiva em relação a hoje.

Aos 20 anos foi convencido pelos petrodólares ucranianos a deixar o País, seguiu para o Shakhtar Donetsk, o clube mais brasileiro da Europa. Lá se destacou logo de cara, virou titular absoluto e ajudou sua equipe em diversas conquistas, incluindo a mais importante da história dos ucranianos, a Liga Europa, na temporada 2008/2009.

Mano Menezes, então técnico da Seleção, chegou a dar algumas poucas chances a Fernandinho, porém, atuando no mediano futebol da Ucrânia as coisas ficavam mais difíceis. Estava na hora de se mudar para uma liga mais competitiva e de maior destaque internacional. Cobiçado no Velho Continente, Fernandinho se mudou para o forte Manchester City, que desembolsou mais de R$ 120 milhões para contar com seu futebol.

O jogador chegou a Ucrânia em 2005, um menino, quando se mudou para a Inglaterra, em 20013, aos 28 anos, já era jogador experiente, pronto para assumir seu papel em qualquer grande elenco. Entrou em alguns jogos, mostrou serviço, dessa vez jogando mais recuado, em algumas ocasiões até como primeiro volante, liberando o marfinense Yaya Toure, craque dos azuis de Manchester. 

A versatilidade do jogador agradou e sua presença na equipe principal começou a ser cada vez mais recorrente. Felipão também o notou e viu nele a solução para os problemas na posição, já que Lucas Leiva se machucava constantemente e Fernando não agradou na Copa das Confederações. Falando em Copa das Confederações, Fernandinho foi um dos únicos na lista final para a Copa do Mundo que não foi convocado para o torneio preparatório, que aconteceu em 2013. O único jogo do volante sob o comando de Felipão foi em março desse ano, uma vitória por 5 a 0 contra a África do Sul, um dos gols anotado pelo próprio.

O meia do Manchester City terminou a temporada europeia em alta, porém, deverá começar a Copa do Mundo no banco de reservas. Boa parte da torcida acredita que ainda na primeira fase, Fernandinho garante sua vaga entre os 11 titulares.

.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.