A opinião da população brasileira com relação a Copa do Mundo no país atingiu o índice mais positivo deste ano, com 63% de favoráveis, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (3) no jornal Folha de S. Paulo. Entre os entrevistados, 27% se disseram contra o torneio e 10% afirmaram estar indiferentes. O dado mais positivo foi registrado em novembro de 2008, quando 79% das pessoas se declararam a favor do Mundial. Na última pesquisa, em junho de 2014, 51% das pessoas se disseram favoráveis ao evento.
A pesquisa ainda mostra que, para 60% dos entrevistados, a organização da Copa no Brasil dá orgulho, contra 28% que se disseram envergonhados com o evento e 12% que não souberam responder. Os dados ainda refletem a repercussão dos xingamentos para a presidente Dilma Rousseff na abertura do Mundial, na Arena Corinthians, em São Paulo. Para 76% das pessoas, os responsáveis pelos impropérios agiram mal, contra 17% que responderam que eles agiram bem e 6% que não souberam responder. Além disso, o instituto também perguntou o que os protestos durante a Copa davam nas pessoas: para 65% delas, as manifestações davam vergonha, e 26% disseram ter orgulho.
A pesquisa foi realizada entre os os dias 1 e 2 de julho com 2.857 entrevistas em 177 cidades. A margem de erro é de dois para mais ou para menos. O instituto ainda não divulgou o relatório completo em seu site oficial.
Deixe um comentário