O Hospital Israelita Albert Einstein divulgou no início da tarde desta quinta-feira (13) que o ex-jogador de futebol Pelé passou por uma cirurgia para retirada de cálculos renais ainda nesta manhã. Ele segue internado desde a noite de quarta (12) e tem quadro estável.
Segundo o boletim médico do hospital, “após a realização de exames, verificou-se a presença de cálculos renais, ureterais e vesicais, causando obstrução ao fluxo urinário” de Pelé. Ele cancelou um evento que participaria no Museu Pelé, em Santos, no litoral de São Paulo, nesta quarta. O encontro ainda não tem data para acontecer, assim como uma previsão de sua alta.
Pelé volta ao hospital exatamente dois anos depois de realizar uma cirurgia no quadril, em novembro de 2012, também no Hospital Albert Einstein. Na ocasião, ele passou cinco dias internado e saiu do local chorando. “Não imaginava que o povo brasileiro tivesse tanta preocupação comigo”, disse à época.
Repercussão
A imprensa internacional repercutiu a internação abrupta de Pelé na noite de quarta-feira (12). Os jornais europeus, principalmente, deram destaque ao assunto: o AS, da Espanha, chegou a publicar que Pelé já tinha recebido alta depois de ser internado com um “problema estomacal”, informação seguida pelo Telegraph e Daily Mail, da Inglaterra. Na América Latina, o veículo que mais deu destaque para a notícia, curiosamente, foi um uruguaio, o Ovación, de Montevidéu, que informa o bom estado de saúde de Pelé. Na Argentina, país com maior rivalidade futebolística com o Brasil, os jornais não repercutiram a notícia.
Deixe um comentário