Prometido para a Copa, monotrilho de SP não ficará pronto a tempo

O governo do Estado de São Paulo admitiu que a única obra de sua responsabilidade para a Copa de 2014 não ficará pronta a tempo. Conhecido como monotrilho, a Linha 17-Ouro ligará o aeroporto de Congonhas à malha ferroviária e metroviária da cidade. A informação foi revelada pelo gabinete do governo para a reportagem do portal UOL.

O governo do Estado ficou responsável pela construção da obra após assinar a Matriz de Responsabilidades em janeiro de 2010. Firmado pelos governos federais, estaduais e por cidades-sede da Copa, o documento detalhava obras que cada estância se responsabilizaria a concluir.

O monotrilho tem orçamento em R$ 3,1 bilhões, dos quais R$ 1,082 foram provenientes de recursos federais oriundos de uma linha de crédito da Caixa Econômica. Como reportado pelo UOL, o monotrilho terá 17,7 quilômetros divididos em 18 estações.

A previsão era de que a dois terços da obra estivessem prontos até 2014, com o último trecho previsto para ser entregue em 2015. No ano passado, a previsão do Estado passou a ser a de que apenas um terço da linha seria entregue até a Copa do Mundo de futebol.

Como justificativa, representantes do Estado afirmam que a obra deixou de ser prioridade a partir do momento em que o estádio escolhido para representar São Paulo deixou de ser o Morumbi, por onde passará a linha, e se tornou o futuro estádio do Corinthians em Itaquera, na zona leste da cidade. Agora, o governo paulista afirma que espera concluir os trechos que ligam o aeroporto de Congonhas a zona hoteleira da capital até a Copa.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.