Parece que finalmente a conta fechou. E fechou cara! Os custos da obra do novo estádio do Corinthians e sede paulista da Copa do Mundo 2014 está em R$ 1,150 bilhão. Desse total, pouco mais de um terço, R$ 400 milhões, vieram de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) através do Programa ProCopa Arenas, desenvolvido para apoiar a iniciativa privada na construção dos estádios escolhidos pela FIFA para receber os jogos da competição.
Segundo o portal Uol, que teve acesso ao contrato do financiamento junto ao BNDES, os termos de pagamento são claros, assim como as consequências de uma eventual inadimplência. O limite para a quitação da dívida é de 161 meses, sendo que a primeira parcela deverá ser paga em junho de 2015.
Segundo a cúpula corintiana, o calculo é o de que em 12 anos, ou 144 meses, as receitas de bilheteria da nova casa já pagarão o empréstimo. Um fundo montado pela Odebrechet, empresa responsável pela obra, hoje administra o estádio e todas as suas questões financeiras em parceria com o Corinthians. Porém, caso o pagamento não seja efetuado regularmente, quem tomará o controle da parte do Timão nesse fundo e da dívida será a Caixa Econômica Federal, de acordo com o contrato firmado entre ambas as partes, sendo assim “dona” do estádio.
Deixe um comentário