STJD pede exclusão da Portuguesa da Série B

mcn07480

A procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pediu, nesta sexta-feira (25), a exclusão da Portuguesa da Série B do Campeonato Brasileiro por conta do abandono do campo na partida contra o Joinville, válido pela primeira rodada.

De acordo com o procurador geral do STJD, Paulo Schmitt, a Lusa infringiu os artigos 205 e 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e o artigo 69-2 do Código Disciplinar da FIFA, que prevê a perda de pontos e até mesmo o rebaixamento para a série C.

A equipe paulista deixou o gramado, aos 17 minutos do primeiro tempo, alegando ser válida uma liminar conseguida por um torcedor no Tribunal de Justiça de São Paulo. Na súmula da partida, o árbitro Marcos Andre Gomes da Penha não relatou a liminar que a Lusa usou como argumento para deixar o campo, descreveu o ato como “recusa em jogar”.

Argel Fucks, técnico da Lusa, Marcos Lico, membro da diretoria, e Ilídio Lico, presidente do clube, serão denunciados no mesmo artigo do CBJD, mas com punições diferentes. Segundo o STJD, eles atuaram de forma contrária à ética desportiva e prejudicarem o Joinville e sua torcida. Argel foi o responsável por chamar os jogadores para sair do campo e Marcos, o dirigente, foi quem ordenou a não volta ao gramado, a mando do presidente do clube.

O julgamento do caso vai ficar a cargo da 5ª comissão disciplinar do STJD e deve acontecer, por causa do feriado da próxima quinta, só na semana seguinte.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.