O Campeonato Brasileiro termina neste domingo (07) com oito confrontos a serem disputados. Na tarde de ontem (06), Corinthians, Criciúma, Internacional e Figueirense se despediram da competição.
O Corinthians recebeu o Criciúma na Arena Corinthians, em São Paulo, e venceu o confronto por 2 a 1. Nada adiantou, pois o Internacional, que possuía o mesmo número de pontos, venceu o Figueirense fora de casa por 2 a 1, em Florianópolis, e garantiu a terceira colocação do campeonato. Com os três pontos conquistados, o Colorado garantiu a vaga na fase de grupos da Libertadores de 2015, enquanto o Corinthians fica com a quarta colocação e, consequentemente, terá que disputar a pré-libertadores, contra uma equipe colombiana que ainda não foi definido. A primeira partida será em casa e a decisão, fora. Se passar por esse duelo, o Alvinegro vai para o Grupo 2, com São Paulo, San Lorenzo-ARG e Danubio-URU.
Já o Inter cai no grupo 4 da competição, que já conta com o Emelec (EQU), e ainda terá um time chileno e o vencedor do duelo entre Monarcas Morelia (MEX) e The Strongest (BOL).
A Libertadores já conta com mais três equipes brasileiras. O Cruzeiro foi o primeiro a garantir a vaga na competição ao conquistar o Brasileirão. Uma semana depois, o Atlético MG também carimbou o passaporte para a competição continental ao conquistar o título da Copa do Brasil. Pelo Campeonato Brasileiro, o São Paulo ficou com a segunda colocação e também garantiu a vaga.
Mesmo com o Campeonato Brasileiro já definido nas primeiras posições, essa última rodada promete esquentar muito o Domingão. Isso porque a zona de rebaixamento ainda conta com duas vagas em aberto e três equipes ainda lutam contra o descenso: Palmeiras, Vitória e Bahia. Os três times tentam suas últimas cartadas neste domingo, às 17h.
O Palmeiras é a única equipe que depende apenas de si para figurar na elite do ano que vem. O Verdão tem 39 pontos na tabela e precisa de apenas uma vitória simples sobre o Atlético-PR, na Allianz Parque, em São Paulo, às 17h.
Já o Vitória, com um ponto a menos (38), na 17ª colocação, tem que vencer o Santos dentro de casa e torcer por um tropeço do Palmeiras. Em caso de vitória na última rodada, o Rubro-Negro necessita ao menos de um empate no jogo do Palmeiras. A equipe recebe o Santos no domingo, no Barradão, às 17h.
No caso do Bahia, a situação é a mais grave. A equipe tem que vencer o Coritiba fora de casa e torcer por tropeços de Vitória e Palmeiras. Uma derrota do Palmeiras e empate do Vitória resolvem a situação do tricolor baiano. A equipe também entra em campo no domingo, às 17h, no estádio Couto Pereira, em Curitiba.
Neste último confronto, além de ser emocionante por se tratar de uma possível queda para a segunda divisão, a partida será de homenagens e muita tristeza para o futebol nacional. O meia Alex, do Coritiba, já anunciou sua aposentadoria e joga sua última partida como profissional.
Deixe um comentário