Um Davi e três Golias

Nessa sexta-feira a UEFA sorteou os confrontos de semifinal da Liga dos Campeões, o campeonato por clubes mais importante do planeta. São quatro equipes, o Real Madrid, maior vencedor do torneio com nove títulos, o Bayern de Munique, que tem cinco, o Chelsea, campeão apenas uma vez, e o “virgem” Atlético de Madrid. 

Além de um prato cheio para os amantes de futebol, a competição também é importante para ficarmos de olho no desempenho dos atletas de outros países, já que a maioria deles vai estar no Brasil no meio do ano representando suas seleções, e muitos deles têm chance de brilhar por aqui.

Confira aqui os confrontos e os principais craques de cada uma das equipes, aqueles que precisamos ficar de olho.

Atlético de Madrid x Chelsea – 22/04 e 30/04
O time de Madri, que joga o primeiro jogo em casa, atravessa um complicado dilema. Dono da melhor defesa do torneio com apenas cinco gols sofridos, os colchoneros tem no goleiro belga Curtois seu grande trunfo. Porém, o atleta é emprestado justamente pelo Chelsea e em seu contrato existe uma cláusula que o proíbe de enfrentar seu clube original, cláusula essa que, se descumprida, acarreta em uma multa de € 3 milhões. A UEFA já assinalou positivamente, afirmando que tal “arranjo” não vale para a competição continental, porém, uma escalação forçada pode abalar a relação entre as duas equipes e, consequentemente, a não renovação do contrato de empréstimo do excelente goleiro. Curtois estará no Brasil no meio do ano, será o titular no gol da excelente seleção belga.

Prata da casa, o meio campista Koke vem sendo fundamental para a surpreendente campanha dos madrilenhos na temporada. Jovem, deverá ser o futuro do meio campo da seleção espanhola, que hoje conta com Xabi Alonso, Iniestata e Xavi, os três com idade avançada. Autor do gol nas quartas de final que eliminou o Barcelona da Liga dos Campeões, Koke deverá ser reserva na seleção espanhola que vem ao Brasil, mas podendo aparecer como opção em diversos jogos.

1380115-548573125219542-77648106-n-5577723183 A dupla de ataque do Atlético deve ser convocada também pela Espanha. O brasileiro Diego Costa, que se naturalizou espanhol, faz temporada excelente e, por conta da escassez de atacantes na Espanha, pode até chegar ao Brasil como titular da Fúria. David Villa não atravessa seu melhor momento, porém, tem crédito, é o maior artilheiro da história de sua seleção e não pode ser ignorado.

A equipe do Chelsea é uma espécie de Torre de Babel, atletas do mundo inteiro e, praticamente todos, estarão defendendo suas respectivas seleções na Copa do Mundo desse ano. Vamos aos destaques.

O volante Mikel parece esquecido no Chelsea e deverá sair ao final da temporada. Mesmo assim ainda é a principal referência na seleção nigeriana e uma das esperanças para levar os africanos além de sua melhor campanha, as quartas-de-final.

Samuel-Etoo-Foto-AFP_LANIMA20121014_0088_26No ataque, Eto’o não vive um “caso de amor” com o técnico Mourinho, porém, o melhor jogador da história de seu país, Camarões, vem para a Copa como a principal esperança de gols de sua seleção.

Real Madrid x Bayern de Munique – 23/04 e 29/04
Considerado um dos melhores goleiros do mundo, Iker Casillas, do Real Madrid será, com certeza, o camisa 1 da seleção espanhola na busca pelo bi. 

Sergio Ramos é mais um dos atletas fundamentais para o Real e para a Espanha, podendo jogar na zaga ou na lateral direita, o jogador será titular absoluto de sua seleção na Copa.

Luka Modric se firmou no Real Madrid desde a saída de Mourinho e chegada Ancelotti. Em sua seleção, a Croacia, é a principal fonte de criação de jogadas e vai enfrentar o Brasil na estreia da Copa do Mundo.

Em baixa no Real Madrid, Ángel di Maria ainda é jogador de confiança na seleção Argentina e deverá desempenhar papel de destaque no forte meio campo portenho.

Titular do forte ataque madrilenho, Benzema deverá ser o camisa 9 da França na Copa do Mundo do Brasil. Apesar de talentoso, a torcida francesa espera um desempenho semelhante ao que o atacante mostra no clube, coisa que raramente aconteceu pela seleção.

cristiano-ronaldo-517-bad-humor-and-angry-face-in-portugal-at-euro-2012Ao lado de Benzema, o incontestável Cristiano Ronaldo. Atual melhor do mundo, uma boa atuação de Ronaldo pela seleção portuguesa no brasil irá coloca-lo de vez na lista dos grandes de todos os tempos.

O Bayern de Munique é simplesmente a base da seleção alemã, a começar pelo espetacular Manuel Neuer, atualmente o melhor do mundo embaixo das traves.

Os 30 anos não são suficientes para parar Philipp Lahm. Já jogou de lateral esquerdo, lateral direito, volante e meio campista. No seu clube vem atuando pelo meio, na seleção deverá ocupar a lateral. Nos dois é o capitão.

O experiente Schweinsteiger dará a experiência para o jovem meio de campo alemão, um dos melhores do mundo.

Toni Kroos, de 24 anos, e Mario Goetze, de 21, tentarão levar o Bayern ao sexto título europeu e a Alemanha ao tetra. O excelentes jogadores são a base da envolvente e renovada seleção alemã.

Provando que o time do Bayern é realmente o melhor da atualidade, em seu meio de campo, ainda existem dois atletas cotados a craques da Copa do Mundo de 2014: o holandês Arjen Robben e o francês Franck Ribery.

No ataque, o inteligente Thomas Muller é esperança de gols e titular em seu clube e na seleção alemã.

1339951657_extras_mosaico_noticia_1_g_0Seu companheiro, o croata Mario Mandzukic não é dotado de muita habilidade, porém, compensa com oportunismo e posicionamento. Para a felicidade dos brasileiros, Mandzukic cumprirá suspensão no primeiro jogo da Copa, justamente contra o Brasil


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.