Decidida a dar ênfase aos relacionamentos não convencionais, muitas vezes homoafetivos e binários, a fotógrafa e jornalista Carol Teresa lançou o projeto Laços, no espaço de financiamento coletivo Catarse. Com um trabalho pautado pelo feminismo, colocando a imagem da mulher como um ser forte e distinto, Teresa sentiu a necessidade de registrar este universo da troca de afeto de uma perspectiva incomum.
Teresa então passou a fotografar diferentes tipos de relacionamentos afetivos já consolidados. O projeto tem como objetivo fortalecer a luta por uma compreensão mais aberta das relações amorosas, ajudando a transformar a visão da sociedade sobre o que são os laços afetivos. Os retratos buscam sempre exaltar os sentimentos do casal de uma perspectiva estética diferenciada.
Na sociedade atual ainda existem muitas pessoas que associam a sexualidade apenas aos desejos, e não aos sentimentos mais complexos e profundos. Registrando maneiras de se relacionar ainda não tão aceitas, a jornalista dá voz às pessoas que enfrentam um preconceito diário em função da orientação sexual.
Outra questão levantada por Laços é a quebra de paradigmas das relações. O pensamento de que casais legítimos, com uma relação sólida e planos duradouros são apenas aqueles formados por heterossexuais é muito presente. As fotos permitem compreender que a natureza humana é muito mais labiríntica do que parece, e isso inclui os comportamentos sexuais.
Teresa tem como escopo fotografar pelo menos 12 casais para ter um material que possa ser formatado em uma exposição ou livro, e isso só pode ser possível se conseguir arcar com os custos da primeira parte da produção. O projeto tem ainda 47 dias restantes para tentar arrecadar os custos necessários e já conta com o apoio de 42 pessoas.
Projeto Laços de Carol Teresa
https://www.catarse.me/pt/lacos?ref=explore
Teaser: https://vimeo.com/126842043
Mais informações: http://www.carolteresa.com.br
Deixe um comentário