1909 – Patativa do Assaré
Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro. Nascido em 05 de março de 1909, Patativa é uma das principais figuras da música nordestina do século XX.
Leia mais sobre Patativa do Assaré em Brasileiros.
+ 100 anos de Patativa do Assaré, o poeta eterno
2013 – Morte de Hugo Chávez
Nesta quinta-feira (05) faz dois anos da morte do líder venezuelano Hugo Chávez. Líder da Revolução Bolivariana, Chávez foi o 56º presidente da Venezuela. Chávez elegeu-se presidente em 1998, encerrando os quarenta anos de vigência do Pacto de Punto Fijo (firmado em 31 de outubro de 1958, entre os três maiores partidos venezuelanos) com uma campanha centrada no combate à pobreza. Reelegeu-se, vencendo os pleitos de 2000 e 2006. Chávez morreu em decorrência de um câncer reincidente na região pélvica. Ele tinha 58 anos
Leia mais sobre Hogo Chávez em Brasileiros.
+Em meio à crise, falta de Chávez acirra ânimos na Venezuela
1887 – Data de nascimento do mastro Heitor Villa-Lobos e Dia Nacional da Música Clássica
O Dia Nacional da Música Clássica é celebrado no mesmo dia do aniversário do maestro Heitor Villa-Lobos, em 05 de março. Essa data onde se comemora a música clássica foi escolhida pelos profissionais do setor no ano de 2005 e instituída oficialmente no ano de 2009 por um decreto do ex – presidente Luiz Inácio Lula da Silva, justamente por conta da data de nascimento do maestro.
Entre os títulos mais importantes que Villa-Lobos recebeu, está o de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Nova Iorque e o de fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Música. O maestro foi retratado nos filmes Bachianas Brasileiras: Meu Nome É Villa-Lobos (1979), O Mandarim (1995) e Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão (2000), além de aparecer pessoalmente no filme da Disney, Alô, Amigos (1940), ao lado do próprio Walt Disney. Em 1986, Heitor Villa-Lobos teve sua efígie impressa nas notas de quinhentos cruzados, além de ser homenageado até os dias atuais em diversas cidades brasileiras, dando nome a ruas, praças e parques, como no caso do Parque Villa-Lobos em São Paulo.
Deixe um comentário