Brasileiros relembra: veja fatos importantes em 08/04

1946 –  Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Foto: Reprodução / noap.ufba.br
Foto: Reprodução / noap.ufba.br

A UFBA guarda um dos primeiro curso universitários do país: a Escola de Cirurgia da Bahia (atualmente Faculdade de Medicina da Bahia – Fameb), fundada por Dom João VI logo após a família real portuguesa desembarcar em Salvador. Suas atividades iniciaram em 18 de fevereiro de 1808 e simbolizaram o início da independência científica e cultural do Brasil. Foi elevada à universidade em 8 de abril de 1946, sendo composta inicialmente pelos seguintes estabelecimentos de ensino superior: Faculdade de Medicina da Bahia e suas escolas anexas (Odontologia e Farmácia), Faculdade de Direito da Bahia, Escola Politécnica da Bahia, Faculdade de Filosofia da Bahia e Faculdade de Ciências Econômicas.

1943 – Chico Batera

Foto: Reprodução/batera.com.br
Foto: Reprodução/batera.com.br

Nesta quarta-feira (08) o compositor e baterista, Chico Batera, completa 72 anos de idade. O Carioca tem sete discos lançados e acompanhou shows de artistas como Cat Stevens, The Doors (Full Circle) Beth Carvalho, Som Imaginário, O Terço, Gal Costa, Francis Hime, Ivan Lins, Fagner, Milton Nascimento, João Bosco, MPB-4, Martinho da Vila, Gilberto Gil, Edu Lobo, Raul Seixas, Djavan, Wilson Simonal, Simone, entre outros.

Veja vídeo do baterista em apresentação de 1966, na TV alemã, acompanhando a violonista Rosinha de Valença, que toca o afro-samba Consolação, de Baden Powell e Vinicius de Moraes. A banda reúne ainda outros três grandes instrumentistas brasileiros: Rubens Bassini (tamborim), J.T. Meirelles (flauta transversal) e Sergio Barroso (contra-baixo).   

 

1966 – Mazinho

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Iomar do Nascimento, mais conhecido como Mazinho, está completando 49 anos nesta quarta-feira(08). Considerando um dos grandes laterais esquerdos da história do Vasco da Gama, Mazinho foi revelado junto com Romário. O lateral serviu a seleção brasileira entre 89 e 94.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.