1809 – Abraham Lincoln
Hoje é a data de aniversário de uma das figuras mais importantes da história dos Estados Unidos: Abraham Lincoln. 16º presidente do país, Lincoln liderou a nação de forma bem-sucedida durante sua maior crise interna, a Guerra Civil Americana, preservando a União e abolindo a escravidão, fortalecendo o governo nacional e modernizando a economia. Ele esteve a frente do país de 4 de março de 1861 até seu assassinato em 15 de abril de 1865.
Charles Darwin
Uma data muito interessante. Em 12 de fevereiro de 1809 nasceram Abraham Lincoln e Charles Darwin. Ao contrário do americano, Darwin nasceu na Inglaterra, em Downe, um distrito do borough de Bromley, na Grande Londres. Charles Darwin se tornou conhecido internacionalmente como um influente cientista estudando a evolução das espécies. Esta teoria culminou no que é, agora, considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na biologia. Em seu livro A origem da espécies Darwin introduziu a ideia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural. Esta se tornou a explicação científica dominante para a diversidade de espécies na natureza.
1938 – Martinho da Vila, cantor brasileiro de MPB
Carioca, Martinho da Vila é um dos mais importantes músicos do Brasil, sendo o segundo sambista a ultrapassar a marca de um milhão de cópias com o CD Tá Delícia, Tá Gostoso lançado em 1995 (o primeiro foi Agepê, que em 1984 vendeu um milhão e meio de cópias com seu disco Mistura Brasileira). O sambista completa nesta quinta-feira (12) 77 anos.
1941 – Dominguinhos, instrumentista, cantor e compositor brasileiro
Nascido em 1941, José Domingos de Morais, o Dominguinhos, foi um exímio sanfoneiro, vencedor do Grammy Latino em 2002 com o CD Chegando de Mansinho. O primeiro disco de Dominguinhos foi “Fim de Festa”, lançado em 1964″. O último foi “Yamandu + Dominguinhos”, em 2008. Ao longo dessas décadas de carreira, lançou dezenas de discos. Dominguinhos morreu aos 72 anos, em São Paulo. Veja mais em Brasileiros!
+ A importância de Dominguinhos
2005 – Morte de Dorothy Stang, freira americana naturalizada brasileira
A freira americana naturalizada brasileira, Dorothy Stang, foi assassinada com seis tiros enquanto caminhava pelas ruas do Lote 55 que, à época, ainda não estava incorporado ao PDS Esperança. A luta da missionária pelo acesso à terra aos pequenos agricultores contrariava os interesses de latifundiários que se sentiam proprietários da região. Os fazendeiros Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, e Regivaldo Pereira Galvão, conhecido como Taradão, foram condenados como mandantes do crime. Leia mais em Brasileiros!
Deixe um comentário