Brasileiros relembra: veja fatos importantes em 15/02

2005 – O site de vídeos YouTube é criado

YouTube_logo_2013.svg

O mais popular site de vídeos teve seu lançamento no dia 15 de fevereiro de 2005. A fundação contou com a colaboração de três pioneiros do PayPal, um famoso site da internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos. Um ano depois da criação, a revista norte-americana Time (edição de 13 de novembro de 2006) elegeu o YouTube a melhor invenção do ano por “criar uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma maneira como nunca foi vista.

1564 – Nasce Galileu Galilei, matemático, astrónomo e físico italiano

Foto: youtube
Foto: youtube

 

No dia 15 de fevereiro nasceu Galileu Galilei, em Pisa, na Itália. Galileu desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter,4 os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.

1965 – Morre Nat King Cole, cantor estadunidense

Foto: Reprodução/http://schedule.wttw.com/
Foto: Reprodução/http://schedule.wttw.com/

 

Há 50 anos, morria Nat King Cole, um dos maiores nomes do jazz. O músico morreu vítima de um câncer no pulmão, aos 45 anos, em Santa Mônica, na Califórnia. Sua voz marcante imortalizou várias canções, como: Mona Lisa, Stardust, Unforgettable, Nature Boy, Christmas Song, “Quizás, Quizás, Quizás”, entre outras. Nat King Cole aprendeu a tocar piano na igreja onde seu pai era pastor. Desde criança ele esteve ligado à música, tocando junto ao coral da mesma igreja. O cantor lutou contra o racismo durante toda a sua vida, sempre recusando-se a cantar em platéias com segregação racial.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.