A coordenação do Festival Literário da Madeira, arquipélago de oito ilhas pertencente a Portugal, divulgou seus três primeiros convidados: o romancista, contista e poeta Luiz Ruffato, a cantora e compositora Adriana Calcanhoto – ambos brasileiros – e o escritor português de origem angolana Gonçalo M. Tavares.
O Festival acontecerá de 17 a 23 de março próximo. Em sua quarta edição, deve movimentar a região com debates, lançamentos e shows, principalmente na capital, Funchal, conhecida pela gastronomia, pelo luxo, e por seu filho mais famoso, Cristiano Ronaldo. Eclético, o FLM não se restringe à literatura, mas se coloca como um verdadeiro Manifesto pela Arte, contemplando também outras expressões, como a música e as artes plásticas.
Ouvido pela Brasileiros, Ruffato, autor premiado de Eles eram tantos cavalos, entre outros, comentou: “ Será um prazer ir a este festival, que vem se impondo como um dos mais importantes do mundo…Vou discutir um pouco meu trabalho e propor uma reflexão sobre os rumos da literatura brasileira contemporânea…”
Na sua última edição, em 2013, o Festival contou com a presença do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, da escritora e ativista americana Naomi Wolf, do escritor galego Carlos Quiroga e da cubana Gina Picart, além de outros 40 escritores e intelectuais de renome.
A poesia é seu porta-estandarte, como afirma o verso do surrealista português Mário Cesariny (1923-2006), adotado como tema de abertura e chamariz do evento:
Queria de ti um país de bondade e de bruma
Queria de ti o mar de uma rosa de espuma
Deixe um comentário