A 4ª edição da revista Livro, lançada na terça-feira (3), mostra o sucesso do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição da Universidade de São Paulo (Nele-USP).
A publicação trata de materializar a reflexão, o debate e a difusão de pesquisas que têm na palavra impressa seu objeto principal.
Para esta edição, segundo a editora da revista Livro n. 4 e também colaboradora da Brasileiros Marisa Midori Deaecto, “a seção Dossiê do livro revisita as instituições, que hoje são conhecidas pelo nome de Biblioteca Nacional, e discute quais os seus desafios dada as mudanças no campo”.
Já as seções Arquivo, Acervo e Memória estão dedicadas a preservar a memória do livro, uma das missões do núcleo de estudos. Além de contar com trabalhos e curiosidades sobre o colecionismo, uma homenagem ao tipógrafo Giambattista Bodoni (1740-1813), e a correspondência de Euclides da Cunha para Vicente de Carvalho, com texto de Leopoldo Bernucci.
Marisa também conta que o Livro n. 4 “traz um relato do estudioso Ubiratan Machado e outros textos de novos colaboradores: Jean-Pierre Chauvin, Walnice Nogueira Galvão e Maria Viana”.
Ademais, as fotografias da artista Patricia Osses, que integram esta edição, mostram que o livro está em todas as partes, até mesmo quando ausente.
Segundo Marisa, a publicação que teve sua primeira edição lançada em 2011, “mostra a importância de uma revista especializada sobre livros, editoração, leitura e bibliofilia, mas que não pretende ser acadêmica ou científica, e sim, uma leitura para todos os gostos“.
Deixe um comentário