O neurologista e escritor Oliver Sacks anunciou em texto para o New York Times que está com câncer terminal no fígado. “O câncer ocupa um terço do meu fígado, e apesar de seu avanço poder ser retardado, este tipo particular de câncer não pode ser interrompido”, escreveu o autor de livros como Enxaqueca e O Homem que Confundiu sua Mulher com Um Chapéu — E outras histórias clínicas.
Sacks já tinha passado por um tumor no olho, que lhe custou parte da visão nove anos atrás. “Só em casos muito raros tumores como aquele entram em metástase. Eu estou entre estes 2% sem sorte”, relatou para o Times.
Ainda no texto, Sacks, com 81 anos, evitou o tom de lamento e disse que espera viver com intensidades este período final de sua vida. “Cabe a mim agora de escolher como viver os meses que me restam. Eu tenho que viver da maneira mais rica, mais profunda e mais produtiva que puder”.
Em março, o autor lança lá fora um novo livro de memórias. No Brasil, a Companhia das Letras publicou diversos trabalhos do neurologista, entre eles: Vendo Vozes – Uma viagem ao mundo dos surdos, Tempo de despertar e A mente assombrada.
Deixe um comentário