Papa está contente com reaproximação dos EUA e Cuba

Foto: Jeon Han/ República da Coreia/Fotos Públicas (18/12/2014)
Foto: Jeon Han/ República da Coreia/Fotos Públicas (18/12/2014)

O papa Francisco declarou nesta quinta-feira (18) que está “contente” com a reaproximação entre os Estados Unidos e Cuba, anunciada ontem (17) pelos presidentes dos dois países.

“Hoje estamos todos contentes porque vimos como dois povos, que estavam afastados há tantos anos, fizeram ontem um passo para a reaproximação”, disse o Pontífice a um grupo de 13 novos embaixadores da Santa Sé.

Ao explicar a importância do trabalho de um representante diplomático, o sucessor de Bento XVI destacou que “esse trabalho foi levado adiante por embaixadores, pela diplomacia. É um trabalho nobre o vosso, muito nobre”.

“O trabalho de um embaixador é um trabalho de pequenos passos, de pequenas coisas, mas que tem como fim sempre fazer a paz, aproximar os corações dos povos, semear fraternidade entre os povos. É esse o trabalho de vocês, mas com coisas pequenas, pequeninas”, disse o Pontífice aos representantes.

Estavam presentes na reunião os novos embaixadores no Vaticano da Mongólia, Bahamas, Dominica, Tanzânia, Dinamarca, Malásia, Ruanda, Finlândia, Nova Zelândia, Mali, Togo, Bangladesh e Catar.

Ontem, o Vaticano emitiu um comunicado em nome de Francisco no qual o líder da Igreja Católica elogiou a reaproximação “com o objetivo de superar, em nome do interesse de seus respectivos cidadãos, as dificuldades que marcaram suas histórias recentes”.

Até mesmo Barack Obama e Raúl Castro haviam elogiado o papel desempenhado por Jorge Bergoglio na promoção das conversas entre as duas nações, afastadas há mais de meio século. No mesmo comunicado, o Vaticano diz que ofereceu “os seus bons serviços para favorecer um diálogo construtivo sobre temas delicados, do qual nasceram soluções satisfatórias para ambos os lados”.


Comentários

Uma resposta para “Papa está contente com reaproximação dos EUA e Cuba”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.