Alvo de polêmicas, Trump lidera intenção de votos de republicanos

Foto: Reprodução/ ibtimes.com
Foto: Reprodução/ ibtimes.com

Após lançar-se pré-candidato à eleição para presidência da República dos Estados Unidos, que acontecerá em novembro do ano que vem, com declarações racistas contra os mexicanos, o empresário norte-americano Donald Trump lidera as prévias de intenção de voto do Partido Republicano em uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (21).

Trump aparece como favorito para 24% dos eleitores republicanos, segundo números divulgados pelo jornal Washington Post e pela rede ABC News de televisão. O empresário aparece à frente de outros nomes fortes, como Marco Rubio (13%), senador pela Flórida, e o ex-senador Jeb Bush (12%), irmão do ex-presidente George W. Bush, ambos candidatos que contam com certa preferência da comunidade latina.

Há cerca de um mês, quando se lançou pré-candidato à corrida presidencial, Trump fez comentários preconceituosos e disse que os mexicanos que migram para os Estados Unidos são “criminosos” e “narcotraficantes”. Após as declarações, várias empresas romperam relações com o projeto de político, e o assunto vem sendo amplamente repercutido nas redes sociais.

As polêmicas de Trump não pararam por aí. Em um encontro com um grupo da direita cristã norte-americana, na cidade de Ames, em Iowa, que reunia Trump e mais nove candidatos, o empresário relativizou as conquistas militares de McCain, dizendo que o senador “não é um herói de guerra”. Trump ainda disparou: “É um herói de guerra porque foi capturado. Prefiro os que não foram capturados”.

Não foi só este caso que explicitou a ríspida relação entre os dois. Na última semana, Trump teve de procurar um lugar maior que o previsto para realizar seu comício em Phoenix, no Arizona, devido ao grande número de pessoas. McCain então disse que o empresário havia “inflamado os loucos” com o discurso anti-imigração. Trump respondeu qualificando McCain de “estúpido”.

O confronto entre McCain e Trump está longe de terminar, mas uma coisa é certa: o empresário, por seu fraco elo político, deverá sair derrotado nesta disputa, já que os quadros mais altos do Partido Republicano não querem o magnata representando a legenda. Nesta semana, alguns dos políticos republicanos mais influentes criticaram fortemente Trump, o que reforça mais ainda sua delicada posição nas prévias eleitorais. 

Com Agência Brasil


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.