Um vídeo que vem circulando na internet desde a quinta-feira (17) mostra a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, respondendo às questões de uma criança imigrante palestina sobre política de asilo e levando a menina às lágrimas. “Nós vivemos tempos difíceis recentemente por quê estamos próximos de ser deportados. Eu estava me sentindo muito mal na escola e os professores e estudantes estavam comentando isso.”, disse Reem, de 13 anos, em alemão fluente. Ela vive na Alemanha há quatro anos. O debate aconteceu na cidade de Rostock, no norte da Alemanha.
Merkel então pergunta a menina: “Falaram que você deve voltar para o Líbano?”. Após resposta afirmativa, a chanceler alemã se justificou, deixando de lado qualquer sensibilidade: “Eu entendo isso. Porém, a política às vezes é dura. Você é uma menina muito simpática, mas nos campos de refugiados palestinos no Líbano existem milhares de pessoas. Então se eu disser ‘todos[imigrantes] podem vir, podem vir da África, podem vir todos’ nós não vamos conseguir gerir tudo isso.”
A chanceler continuou: “Estamos nesta situação e a única resposta que eu tenho é: não deixe isso ir muito longe antes de ser decidido. Algumas pessoas vão ter que ir embora.” Neste momento a menina começa a chorar e recebe uma fria carícia de Merkel, seguido de um “ Mas você fez um grande trabalho”, a fim de tentar remediar a tristeza da criança.
O apresentador do evento então rebate Merkel: “Chanceler, não acho que seja uma questão de fazer um grande trabalho ou não. É uma situação muito difícil.” A chanceler respondeu: “Eu sei que é uma situação difícil e é por isso que quero acariciá-la, pois nós não queremos fazer estas pessoas passarem por essa situação”. Não é o que parece.
Veja o vídeo:
Deixe um comentário