Após dez anos, Tabaré Vázquez volta a governar o Uruguai

Tabaré Vázquez - Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas
Tabaré Vázquez – Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas

Os uruguaios decidiram que Tabaré Vázquez, da Frente Ampla (FA), voltará a ser o presidente do país. Até o momento, o candidato tem 53,6% dos votos válidos contra 41,1% de seu adversário, Luiz Lacalle Pou.

No seu primeiro governo, o novo presidente terminou com uma aprovação de 75% e, de acordo com o jornal El Observador, foi o presidente mais votado dos últimos 70 anos. Cerca de 2,6 milhões de uruguaios enfrentaram um dia de fortes chuvas e problemas para escolher seu novo presidente.

“Nosso profundo e eterno agradecimento a aqueles que com seus votos demonstraram confiança em nós e nos deram, novamente, a responsabilidade do governo”, disse Vázquez ao saber do resultado, segundo o jornal La Nacion.

O novo presidente ainda falou que não irá “ignorar ninguém” em seu novo governo, que começa no dia 1º de março de 2015.
   

Ele também fez um compromisso com os seus eleitores, que festejavam sua vitória, afirmando que fará “o máximo esforço possível para não decepcionar ninguém” e disse que quer que os cidadãos vivam “cada dia melhor”.
   

Vázquez substituirá o carismático José Mujica, porém é considerado mais moderado que seu antecessor. Ele vetou legalização do aborto em seu governo e é contra regulamentação do uso de drogas – medidas aprovadas por Mujica nos últimos anos.
   

Porém, espera-se que Vázquez continue com diversos avanços na área social, principal marca dos últimos 10 anos da Frente Ampla no poder. Aliás, a coalizão de esquerda que comanda o país fará algo inédito nos últimos 60 anos: um mesmo partido governando por mais de três mandatos consecutivos.
   

Diversas sessões eleitorais precisaram ser mudadas e os resultados da eleição demoraram a sair por causa das chuvas. Muitas sessões estão com dificuldades de encaminhar o total de votos para serem computados, especialmente nas áreas rurais.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.