Ataque a escola no Paquistão mata 145; maior parte era criança

Equipe socorre jovem ferido em ataque do Taliban - Foto: Reprodução/Twitter/@ndtv
Equipe socorre jovem ferido em ataque do Taliban – Foto: Reprodução/Twitter/@ndtv

Os seis terroristas envolvidos em um ataque contra uma escola no Paquistão foram mortos pelas forças de segurança do país. De acordo com os números mais recentes, o total de mortos chega a 145, a maioria formada por crianças e adolescentes.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou o atentado à escola militar em Peshawar. “Os Estados Unidos condenam, nos mais duros termos, o terrível ataque no Paquistão que atingiu estudantes e professores. Os terroristas mostraram mais uma vez a sua crueldade”, disse.

A jovem ativista Malala Yousafzai disse estar “dilacerada” com o ataque realizado pelo Taliban. “Um ataque atroz e vil. Estou dilacerada com esse ato de terrorismo absurdo e impiedoso”, afirmou a vencedora do Nobel da Paz de 2014. 

O ato terrorista deixou ao menos 80 feridos, muitos deles estão hospitalizados em estado grave, passando por cirurgia, o que pode fazer crescer, ainda mais, o total de mortos.

Pessoas socorrem vítimas de atentado no Paquistão- Foto: Reprodução/Twitter/@cnnbrk
Pessoas socorrem vítimas de atentado no Paquistão- Foto: Reprodução/Twitter/@cnnbrk

 

Ataque

Um comando do Taliban atacou uma escolha pública militar de Peshawar, na manhã desta terça. O ato terrorista deixou dezenas de crianças mortas, outras mutiladas. O governador da Província de Khyber Pakhtunkhwa, Pervez Khattak,  decretou luto oficial de três dias, anunciando que o primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif, visitará Peshawar para acompanhar a situação. 

A maior parte das vítimas foi levada para o Hospital Militar de Peshawar. O restante está no Lady Reading Hospital. O ataque foi realizado por seis suicidas e reivindicado pelos talibans do Tehreek-e-taliban Pakistan (TTP). 

“É uma vingança pelos nossos militantes assassinados em falsos confrontos com as forças de segurança”, disse o porta-voz do grupo, Muhammad Khurasani.

Familiares carregam criança ferida, no Paquistão - Foto: Reprodução/Twitter/@dw_english
Familiares carregam criança ferida, no Paquistão – Foto: Reprodução/Twitter/@dw_english


Comentários

Uma resposta para “Ataque a escola no Paquistão mata 145; maior parte era criança”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.