O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu à população da cidade de Ferguson, neste sábado (22) para não usar a morte de um jovem negro pela polícia local como desculpa para cometer atos de violência. “Usar qualquer ocasião como uma desculpa para o uso da violência não é só contrário à lei, mas também ao que somos como país”, disse, em uma entrevista à emissora local ABC. Mandatário ainda convidou pessoas a “protestar de forma pacífica”.
Enquanto isso, a tensão cresce em Ferguson. Darren Wilson, o policial que em 9 de agosto atirou e matou Michael Brown, está disposto a renunciar ao cargo, mas somente se ele não for incriminado pela morte do jovem de 18 anos.
Testemunhas dizem que o jovem estava desarmado quando foi morto. A polícia diz que Brown era suspeito de um furto e que reagiu ao ser abordado. A morte causou comoção e revolta na cidade de Ferguson e no país. Por vários dias foram realizadas manifestações na região.
Em muitas delas, houve confronto com a polícia. A Guarda nacional foi convocada pelo governo do Missouri para conter a violência. Em meio aos tumultos, houveram prisões e lojas saqueadas. O episódio expôs a tensão racial no país.
Deixe um comentário