Caetano e Gil negam ao pedido de cancelamento de show em Israel

Foto: Roger Waters/Reprodução
Foto: Roger Waters/Reprodução

Roger Waters, ex-baixista da banda britânica Pink Floyd, pediu para que Caetano Veloso e Gilberto Gil não realizem o show de turnê em Tel Aviv, previsto para o próximo dia 28. Porém, os compositores brasileiros negaram. A carta foi enviada no dia 22 de maio, através do BDS (“boicote, desinvestimento e sanções”), movimento global que protesta contra a ocupação do território palestino. As informações são do site Folha de S.Paulo.

Na carta, o músico lembra o apartheid na África reforçando a menção que Gil faz do arcebispo Desmond Tutu, Nobel da paz em 1984 por sua luta apoiando Nelson Mandela, na sua música Oração pela Paz na África do Sul : “Assumo que vocês dois (Caetano e Gil) aplaudam a resistência do arcebispo Tutu ao racismo e ao apartheid que acabaram derrubados na África do Sul” e que na época, “a comunidade mundial de artistas estavam lado a lado com seus irmãos e irmãs oprimidos na África”, escreveu.

Além do movimento, também foi criada uma página no Facebook, A Tropicália Não Combina com Apartheid, com mais de 10 mil assinaturas em petição on-line com o mesmo pedido de Walters. “A data [28 deste mês, dia do show] coincide com o aniversário de um ano dos ataques de Israel a Gaza, nos quais mais de 2 mil palestinas e palestinos foram mortos, incluindo mais 500 crianças. Ainda hoje, mais de 100 mil pessoas seguem desabrigadas em decorrência da ofensiva”, diz a petição do Change.org.

Apesar de Waters descrever os músicos da MPB, “de tantas maneiras”, como sendo “um foco de luz para o resto do mundo”, as assessorias de Caetano e Gil informaram que o Show permanece na agenda e não comentarão o caso.


Comentários

17 respostas para “Caetano e Gil negam ao pedido de cancelamento de show em Israel”

  1. Avatar de Otávio Martins Amaral
    Otávio Martins Amaral

    Caetano e Gil (bons compositores) não iriam deixar de faturar (capachos da Globo) mais um showziho. Agora, pra judeuzada lá de Israel. Otávio Martins Amaral.

  2. Avatar de Otávio Martins Amaral
    Otávio Martins Amaral

    Caetano e Gil, hoje capachos da Rede Globo, não iriam cancelar (deixar de faturar) o show lá pra judeuzada de Israel. Otávio Martins.

  3. Assinei uma petição para Caetano e Gil cancelarem o show. Mas não sou eu que vou lançar estes adjetivos ofensivos contra os dois. A obra de Caetano e Gil é necessária, grande. Maior que estas ofensas escritas aqui.

    1. Avatar de Julia Almeida
      Julia Almeida

      Vc ja esteve em Israel? Já viu alguém fazer show em Gaza desde q foi dada aos palestinos??? É porque la tem ditadura, la o Hamas nao deixa ninguem entrar. Pelo menos qdo tem show em Israel, os palestinos q vivem livres, podem ir. Em Israel os arabes e judeus tem mesmos direitos. Ja nao podemos falar o mesmo da “Palestina”, da Siria, do Iraque…

  4. dois idiotas, cantores medíocres…. capachos da direita

  5. são dois pelegos babacas, nunca tiveram engajados em nenhum movimento social, somente se preocuparam e continuarão se preocupando com as suas vidas. imagina colocar em pauta o massacre de palestinos pelas tropas de Israel? se fosse o Chico Buarque seria outra coisa, um intelectual que se preocupa com estas causas.

  6. Avatar de Joubert de Paiva Guimarães
    Joubert de Paiva Guimarães

    Caetano Veloso e Gilberto Gil não são levianos. Suas histórias de vida e de carreira mostram isso. Assessorias da produção em nenhum momento representa a opinião dos artistas. Prefiro esperar que, no devido tempo pronunciem-se sobre o caso.

  7. Fiquei realmente triste, os admirava.

  8. Avatar de José Augusto Mendonça
    José Augusto Mendonça

    Alegar que palestinos não fazem negócios, estando presos ao mundo, é ser muito inocente.
    Quando ao silêncio desses dois artistas que os admirava, concluo que são dois venais de merda.

    1. Avatar de Julia Almeida
      Julia Almeida

      Quem os “prende ao mundo” eh o Hamas…

  9. Avatar de Aguinaldo
    Aguinaldo

    Manifestação por assessoria de imprensa? Típico dos covardes. Se fosse pra dar os pitacos furados na politica nacional Cae já teria dispensado assessoria.Nunca me enganaram!

  10. Vendidos!!!

  11. Infelizmente o Lucro fala mais alto! Cairam no meu conceito em fazerem um show num estado terrorista. Sançoes já!!!

  12. leirner. Nome judeu sionista. Está explicado 🙂

  13. Avatar de Patricia Leirner Argelazi
    Patricia Leirner Argelazi

    Fico contente que Caetano e Gil não tenham cancelado o show. Primeiro porque Israrl não é um apartheid. Todos os árabes que moram em Israel são israelenses e tem plenos direitos civis. Segundo, que o movimento BDS muitas vezes provoca problemas para os palestinos, prejudicando seus empregos; terceiro, porque parafraseando Obama, os palestinos não são exatamente parceiros fáceis para negociações; quarto, os movimentos que são parciais e não menciona a responsabilidade dos palestinos e das nações árabes no conflito árabe -israelense serve aos movimentos radicais, como o Hamas.

    1. Avatar de Julia Almeida
      Julia Almeida

      Concordo em 100% Patricia!!!!!! Eu moro em Israel, trabalho com palestinos e atesto q em Israel vivemos em uma democracia com muita liberdade de expressao para todos.

      1. Sim eu já, por isso sei que o que você diz não corresponde minimamente à realidade. Sei que você ainda vive em um sonho que não existe. Mas você pode acordar. Basta querer.
        Mas ainda é preciso que se queira

        http://www.breakingthesilence.org.il
        https://electronicintifada.net/tags/breaking-silence

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.