Pela primeira vez na história da Califórnia, o governo local decidiu realizar um racionamento obrigatório de água.
Devido à crise hídrica sem precedentes que atinge o estado, o governador Jerry Brown impôs que cidades e vilarejos do “Golden State” cortem em 25% o consumo do recurso. A medida foi divulgada um ano após a recomendação de Brown para uma redução voluntária de 20%.
“Estamos de pé sobre o mato seco, onde deveriam estar dois metros de neve”, disse o governador, convidando os californianos a mudar de atitude. “O mundo mudou, devemos agir de forma diferente”, completou. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2025, dois terços da população mundial poderão se encontrar em situação de seca, enquanto para 2050 as previsões são de um aumento de 40% do consumo de água.
Na Califórnia, três quartos do recurso natural são usados no setor agrícola, embora as medidas tomadas pelo governo sejam voltadas ao consumo urbano. O estado colaborará com os municípios removendo o equivalente a mil campos de futebol de mato.
Além disso, a irrigação de parques, áreas verdes de universidades, campos de golfe e cemitérios deverá ser reduzida drasticamente e as contas de água poderão sofrer aumentos para encorajar a luta contra o desperdício.
Deixe um comentário