Casais homossexuais poderão adotar crianças na Colômbia

Foto: Ingimage
Foto: Ingimage

O Tribunal Constitucional da Colômbia decidiu, nesta quarta-feira (5), que casais do mesmo sexo podem adotar crianças nas mesmas circunstâncias que os heterossexuais. “A orientação sexual ou o gênero de uma pessoa não é indicativo de falta de idoneidade moral, física ou mental para adotar”, disse Maria Victoria Calle Correa, presidente do Tribunal Constitucional colombiano, em entrevista após o anúncio da decisão.

Até o momento, a adoção por casais homossexuais na Colômbia só é permitida se um dos cônjuges for o pai ou a mãe da criança. Esse direito foi estabelecido recentemente, em fevereiro. A decisão do Tribunal Constitucional teve seis votos a favor e dois contra.

No Brasil, a união homoafetiva foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal em 2011, em uma decisão história que ampliou consideravelmente o conceito de família. Mesmo assim existem diversos relatos de resistência por parte de cartórios e juízes. Com relação à adoção, o cenário é ainda mais complicado. Apesar da ministra Carmen Lúcia ter reconhecido, em março deste ano, o direito de um casal homossexual adotar uma criança, não existem leis específicas garantindo esta adoção. 


Comments

Uma resposta para “Casais homossexuais poderão adotar crianças na Colômbia”

  1. VERGONHA ESTA SOCIEDADE..IMORAL HIPÓCRITA..TENHO VERGONHA DESSES JUÍZES DE SER DESSE PAIS..AGORA MAIS QUE COMPREENDO POR QUE ALGUNS PAÍSES ..RADICAIS E RELIGIOSOS DA ASIA E ORIENTE MEDIO..TEM TANTO NOJO CONTRA O OCIDENTE A ÉTICA E AMORAL SUMIU ..E SÓ EXISTE CORRUPÇÃO, MISÉRIA; E DESGRAÇA,,PELA CULPA DE LEIS COMO ESTA..QUE NÃO RESPEITAM A VONTADE DA MAIORIA E DEIXAM SE ILUDIR PELO VEXAME DE UMA MINORIA..INFRINGINDO O QUE ELES CHAMAM DE DEMOCRACIA…VÃO SE ARREPENDER DEPOIS JÁ SERÁ DEMASIADO TARDE ..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.