Caso Fifa: Suíça autoriza extradição de Eduardo Li

Ex-presidente da Federação de Futebol da Costa Rica Eduardo Li. Foto: Reprodução/Fifa
Ex-presidente da Federação de Futebol da Costa Rica Eduardo Li. Foto: Reprodução/Fifa

A Justiça da Suíça autorizou nesta terça-feira (29) a extradição para os Estados Unidos do ex-presidente da Federação de Futebol da Costa Rica Eduardo Li. O cartola é acusado de participar do esquema de corrupção na Fifa e estava detido há quatro meses em Zurique. De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Justiça, ele terá agora 30 dias para recorrer da decisão.

Li foi preso em uma ação conjunta das polícias suíça e norte-americana no dia 27 de maio, ao lado de outros seis altos dirigentes da Fifa, em um hotel de luxo da capital do país. Entre os presos naquele dia, está o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol José Maria Marin, que estaria negociando o pagamento de uma fiança de R$ 40 milhões para responder o processo em liberdade nos EUA.

Todos são acusados de receber propina na venda de direitos de imagem para transmitir diversos eventos chancelados pela entidade máxima de futebol durante duas décadas. O escândalo abalou de tal forma as estruturas da Fifa que seu presidente, Joseph Blatter, colocou seu mandato à disposição e convocou novas eleições para o dia 26 de fevereiro de 2016.

Até o momento, apenas o ex-presidente da Concacaf Jeffrey Webb foi extraditado para os EUA. Os outros acusados apresentaram recursos para evitar a medida judicial e aguardam julgamento na Suíça.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.