A pré-candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton, anunciou nesta sexta que o senador da Virgínia, Tim Kaine, será o vice de sua chapa nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Católico praticante, pessoalmente contra o aborto e a favor do livre comércio, o perfil de Kaine decepcionou o eleitorado mais à esquerda, segundo o jornal The New York Times.
Kaine foi governador da Virgínia durante o período de 2006 a 2010 e tem reputação de conciliador, que sabe dialogar com as várias tendências do Partido Democrata. O Estado da Virgínia é considerado uma área chave na disputa eleitoral, por sua população oscilar a preferência entre democratas e republicanos. A escolha de Kaine deve fortalecer a candidatura de Hillary no Estado.
Advogado formado em Harvard, Kaine tem 58 anos e fala espanhol fluentemente, reforçando a candidatura dos democratas entre os 13 milhões de eleitores latinos. O senador superou dois outros aspirantes a candidato a vice – Cory Booker, senador de Nova Jersey, e o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack. Há uma semana, o candidato republicano, Donald Trump, informou que o governador do Estado de Indiana, Mike Pence, será seu parceiro de chapa.
A escolha de Kaine foi divulgada em uma mensagem no Twitter de Hillary, que afirmou estar muito feliz em anunciar o companheiro de chapa, “um homem que dedicou sua vida a cuidar do próximo”. Na próxima semana, em convenção nacional do partido, Hillary será oficializada candidata a presidente dos Estados Unidos, enquanto Tim Kaine será confirmado como candidato a vice-presidente.
*com informações da Agência Brasil
Deixe um comentário