Chuck Hagel, chefe do Pentágono, o departamento de Segurança dos Estados Unidos, pediu demissão do cargo nesta-segunda-feira (24). A informação é do jornal The New York Times. Mais tarde, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou de Chuck Hagel, como já era esperado, em entrevista coletiva.
Falando na Casa Branca, ele explicou que Hagel foi chamado pelo governo em um momento muito delicado de transição, em meio ao início da retirada das tropas do Afeganistão. Iniciativa que ele conduziu de “maneira exemplar”, disse.
O presidente, em seguida, disse que, ao fazer uma análise sobre a estratégia a ser adotada nos últimos dois anos de seu mandato, Hagel considerou “encerrado” este período de transição e que agora é o momento certo para “deixar” o cargo.
Segundo informações dadas por fontes da Casa Branca à imprensa local, a saída de Hagel teria sido um pedido do próprio Obama após incompatibilidades de opiniões sobre as estratégias no combate ao grupo Estado Islâmico (EI, ex-Isis) e, principalmente, a respeito do combate ao governo do presidente sírio, Bashar al Assad.
A saída de Hagel, um ex-senador republicano, representa a primeira consequência da derrota dos Democratas para o Partido Republicano nas eleições legislativas no início de novembro.
Com informações da Ansa.
Texto atualizado às 16h30.
Deixe um comentário