Após o término da apuração oficial das atas das zonas eleitorais no México, que deveria ter sido encerrada na última quinta-feira, mas sofreu atraso por recontagem, Enrique Peña Nieto, candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), foi oficialmente confirmado como o novo Presidente mexicano.
Peña Nieto recebeu 38,21% dos votos, ficando a frente do candidato da esquerda, López Obrador, que teve 31,59% da preferência dos mexicanos. Josefina Vázquez, candidata do Partido Ação Nacional (PAN), o mesmo do então presidente Felipe Calderón, apareceu apenas em terceiro lugar em número de votos, 25,41% do total. Gabriel Quadri, do Partido Nova Aliança (Panal), teve apenas 2,29% de votos.
Josefina Vázquez, do PAN, anunciou que, apesar de momentos de “falta de transparência” na apuração dos votos, irá respeitar o resultado oficial. Já a esquerda de Obrador não pretende entregar os pontos sem lutar. Ricardo Monreal, chefe de campanha de Obrador, afirmou que 113.855 de um total de 143.132 das mesas eleitorais apresentaram algum tipo de inconsistência e cogita uma forma de impugnar o resultado oficial.
Deixe um comentário